Escultura Italiana
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni
Resumo Este artigo reflete acerca da poética do artista italiano Umberto Boccioni (1882-1916) tomando como eixo o tema da mulher em sua obra pictórica e escultórica, temática de importância na obra do artista, utilizada ainda em desenhos e telas de sua fase pré-futurista no sentido de compreender as relações entre os corpos, a luz e a atmosfera. A re
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
-
2. O sepulcro de Julio II, de Michelangelo : o movimento reformador italiano e a definição iconográfica do monumento em San Pietro in Vincoli / The Tomb of Jules II, by Michelangelo : the Italian reformation movement and the iconographic definition of the monument in San Pietro in Vincoli
The sepulcher of the pope Jules II was finished by Michelangelo in 1545 at the Church of Saint Peter in Chains, in Rome. The final project counted on 7 sculptures: 4 of them by Michelangelo?s own hands and 3 sculptures made by his assistents. Some Scholars have considered that him assembled sculptures made in different moments of his life to be free of an or
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/09/2011
-
3. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística / The auxiliary plastic models and their functions among Italian painters : with the listing of the passages on the theme taken from the artistic literature
Procedimento surgido na Itália central durante o Quatrocentos, o uso de modelos plásticos auxiliares estava entre as diversas etapas que compunham o longo processo de realização de uma pintura. Essa prática artística consistia na elaboração de estatuetas de argila ou cera que deveriam atuar como modelos para o pintor. Podiam ser vestidos ou não, uti
Publicado em: 2010
-
4. A obra Cristo e a mulher adultera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período
Publicado em: 2005
-
5. Sinais clinicos associados a aberrações cromossomicas e deficiencia mental
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período
Publicado em: 1981