Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística / The auxiliary plastic models and their functions among Italian painters : with the listing of the passages on the theme taken from the artistic literature
AUTOR(ES)
Ragazzi, Alexandre
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Procedimento surgido na Itália central durante o Quatrocentos, o uso de modelos plásticos auxiliares estava entre as diversas etapas que compunham o longo processo de realização de uma pintura. Essa prática artística consistia na elaboração de estatuetas de argila ou cera que deveriam atuar como modelos para o pintor. Podiam ser vestidos ou não, utilizados como figuras isoladas ou em uma composição. Devido aos frágeis materiais com os quais eram feitos e ao desinteresse dos contemporâneos em preservá-los pouquíssimos resistiram à ação do tempo, e os meios agora disponíveis para atestar sua existência são sobretudo a análise de pinturas e desenhos, de inventários e da literatura artística. Com efeito, embora dispersos, há um grande número de testemunhos a respeito dessa prática nos escritos sobre arte, e através desses registros é possível compreender as funções e o valor atribuídos a esses modelos no processo criativo dos pintores. O momento de maior difusão dessa prática parece ter se dado durante o século XVI. Os testemunhos existentes apontam para um uso disseminado de tais modelos entre os artistas italianos, tanto em ambiente romano-toscano quanto setentrional. Entretanto, a partir do final daquele século também é possível perceber que seu emprego começou a ser questionado, ora sendo incentivado, ora reprovado. A análise desse período, portanto, oferece a possibilidade de demarcar essa prática artística e, ao mesmo tempo, aquilatar sua extensão e seu alcance.
ASSUNTO(S)
arte italiana pintura escultura italian art painting sculpture
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000782224Documentos Relacionados
- The italian descendants from Barra da Itoupava: recounted and resuscitate memories
- Fogo cruzado : os imigrantes Italianos entre o barrete frígio e o saco de coar café
- Ritualizing life passages : challenges to the liturgical practices of the Church
- The painters of the Palacete Santa Helena: images of São Paulo between 1935 and 1940
- O MEIO RURAL DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA COMO TEMA E CENÁRIO TURÍSTICO.