A obra Cristo e a mulher adultera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli
AUTOR(ES)
Maria do Carmo Couto da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período e a arte italiana e francesa contemporânea. Outro objetivo desse projeto foi a análise da importância do estágio italiano do escultor, enquanto pensionista da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro em Roma, entre 1877 e 1885, para melhor conhecimento acerca da vertente realista a qual o artista se filiou. Além de procurar inserir a produção de Rodolfo Bernardelli no contexto histórico e artístico em que foi realizada, nos últimos anos do Segundo Reinado, a pesquisa buscou a compreensão do papel desses trabalhos na constituição da cultura visual do Brasil daqueles anos
ASSUNTO(S)
escultura brasileira arte - historia history 19h century 19th century european sculpture art brazilian sculpture escultura europeia 19th century brazilian art arte brasileira
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349832Documentos Relacionados
- Rodolfo Bernardelli, escultor moderno : análise da produção artítica e de sua atuação entre a Monarquia e a República
- Daumier escultor : correspondencias com a pintura e a obra grafica
- A iconografia de "Jose e a Mulher de Putifar" na pintura italiana do Seiscentos
- A mulher na vida e na obra de Nietzsche
- A feminilidade e a mulher na obra de Sigmund Freud