Diretores E Produtores De Cinema Brasil
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
2. A Ãtica RevolucionÃria: Utopia e DesgraÃa em Terra em Transe (1967). / Ethics revolutionary: utopia and disgrace in "Entranced earth" (1967)
Os cinemanovistas produziram narrativas audiovisuais sobre a teoria e a aÃÃo revolucionÃria, em concomitÃncia com as narrativas escritas no seio da militÃncia e da intelectualidade, consagrando-se, assim, como alguns dos principais formuladores da ideologia da revoluÃÃo brasileira. Com base nessa premissa, analisa-se como o filme "Terra em transe" (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010
-
3. O transbordo em Estamira, de Marcos Prado
A partir de um contexto, sobretudo, simbólico - o lixo - pretende-se problematizar a (ausência de) enunciação de subjetividades refugadas (que adquirem várias denominações relacionadas à precariedade, à marginalidade e à subalternidade, como invisíveis sociais e refugos humanos). Neste processo, que envolve discussões acerca de aspectos da pós-m
Publicado em: 2010
-
4. Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles, de a grande arte até abril despedaçado
Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographic production is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released
Publicado em: 2007
-
5. Poesia e reflexividade na produção de três documentaristas brasileiros contemporâneos: Helena Solberg, Eduardo Coutinho e Walter Carvalho
This work objectived to set up a dialogue among the reflexions os three brazilian movie makers Helena Solberg, Eduardo Coutinho and Walter Carvalho concerning the creation process in documentary making; to identify what they have in common and in what they diverge so that it makes possible for us to understand what is a documentary nowadays, its tendencies a
Publicado em: 2006
-
6. O pensamento industrial cinematografico brasileiro
Esta tese versa sobre o pensamento industrial cinematográfico brasileiro no período que vai de 1924 a 1990. Partindo da constatação da centralidade para o meio cinematográfico das discussões em tomo da formação de uma indústria de cinema no Brasil e de que esta nunca chegou a se configurar plenamente, investigam-se quais as propostas para sua consti
Publicado em: 2004