Critica As Avessas
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. Machado de Assis e a crítica às avessas
RESUMOAo tempo em que colaborou na revista de caricaturas Semana Ilustrada(1860-1876), Machado de Assis, sob o pseudônimo de Dr. Semana, foi autor de uma série de crônicas que alojavam uma modalidade de crítica que Raimundo Magalhães Júnior chamou de "crítica às avessas", e que consistia em elogiar textos que eram péssimos do ponto de vista literár
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2015-04
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2. O obsceno que faz cena: a tragédia revelada em Hilda Hilst.
Este trabalho propõe analisar três obras especificas de Hilst, a saber: A obscena senhora D.(2001), Com os meus olhos de cão (2003) e O caderno rosa de Lóri Lamby (2005) obras consideradas como constitutivas da virada obscena de sua literatura. A partir da leitura da obra dessa escritora contemporânea e de seus protagonistas, utilizamo-nos da máxima fr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/10/2009
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3. O avesso do mundo em "O esplendor de Portugal", de Lobo Antunes
A presente dissertação tem o objetivo de sistematizar um escopo de questões acerca do avesso do mundo no romance "O Esplendor de Portugal" (1999), do escritor português António Lobo Antunes. Disseminado em várias instâncias, o avesso do mundo relaciona-se, a princípio, com a caracterização da protagonista e sua experiência com a guerra colonial na
Publicado em: 2008
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4. The Franz Kafka detached literature / A literatura desgarrada de Franz Kafka
Procura-se detectar neste trabalho um modus operandi próprio de Franz Kafka (1883 - 1924) que permita justificá-lo dentro desta perspectiva que se adota como norte: uma literatura que se desgarra constantemente em seus desdobramentos internos, a saber, uma literatura ameaçada em sua própria lógica estrutural, na maneira como o narrador coloca em perigo
Publicado em: 2007
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5. Memorial do Convento: do lírico-grotesco ao sublime
O presente estudo tem como objetivo elucidar a (con)figuração lírico-grotesca no Memorial do Convento (1982) de José Saramago, revelando-a não só como instrumento de construção do híbrido ficcional no discurso romanesco contemporâneo, mas também como ponto de articulação dos contrários que, unidos, operam o efeito de sublimidade no romance. Par
Publicado em: 2006