Memorial do Convento: do lírico-grotesco ao sublime

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo elucidar a (con)figuração lírico-grotesca no Memorial do Convento (1982) de José Saramago, revelando-a não só como instrumento de construção do híbrido ficcional no discurso romanesco contemporâneo, mas também como ponto de articulação dos contrários que, unidos, operam o efeito de sublimidade no romance. Para alcançar este fim, o realismo grotesco, teoria postulada por Mikhail Bakhtin em A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento - O Contexto de François Rabelais (1999), é empregada como escopo no captar dos vários estilos e tons que a narrativa comporta. Além disso, as concepções de lirismo e os estudos de Edmund Burke (1993) sobre o sublime também foram utilizados. Trata-se, o Memorial do Convento, de um romance que se assenta em uma politonalidade de vozes com gradações heterogêneas. Tais vozes advêm de uma mesma fonte: o Carnaval, que se caracteriza pela alegria relativa, pelo contato familiar livre, pelas inversões hierárquicas, pelo destronamento do rei, pelo sentido de renovação. Essas características unidas formam a cosmovisão carnavalesca de mundo e instauram a operação do campo sério-cômico. Manifestam-se no corpus sob a forma de ironia, de ambigüidades, de sátira menipéia, de paródia, de lirismo, de sublime; todas amarradas pelo nó indossolúvel do grotesco, é o que observou, analiticamente, o trajeto da pesquisa. Mediante o resgate dessas formas, revela-se que José Saramago, apesar de partir da História oficial, concentra o enredar narrativo nas lacunas deixadas por ela. Altera, assim, o ângulo de visão ao inserir pequenos cartuchos ficcionais, que acabam contaminando o texto, a ponto de construir um outro universo, um mundo às avessas, onde tudo o que é elevado, oficial, sério, unilateral, é revisto numa outra óptica: oficiosa, destronadora, questionadora. Por meio de um riso sutil, corrosivo, grotesco, revela o fazer do nosso tempo, a estética da contemporaneidade que, além de bela, pode ainda tornar-se sublime

ASSUNTO(S)

literaturas estrangeiras modernas grotesco grotesque sublime contemporary novel grotesco na literatura belo lirismo beauty saramago, jose -- 1922- -- memorial do convento -- critica e interpretacao lyricism sublime na literatura sublime

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