Cinema Historia
Mostrando 37-48 de 409 artigos, teses e dissertações.
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37. CINEMA, PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS - EXPERIÊNCIAS E ESTUDOS DE CASO
RESUMO: A importância alcançada pelo cinema guarda vínculo estreito com a transformação do olhar humano e da maneira de conhecer da modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de experiências de uso de filmes na educação. Neste artigo, pretendemos articular a linguagem ci
Educ. rev.. Publicado em: 2015-12
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38. Uma história de cinema e censura durante a ditadura brasileira: entrevista com Tereza Trautman
O trabalho da cineasta Tereza Trautman foi perpassado pela emergência das reivindicações de emancipação e igualdade para as mulheres, principalmente na década de 1970. Enquanto o governo militar brasileiro e seu órgão de censura tentavam moralizar a sociedade e manter as mulheres em seus papéis privados, tradicionalmente estabelecidos, Tereza Trautm
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-12
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39. Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação
ResumoA questão da invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul se assenta em um conjunto de elementos que perpassam a história dessas populações de diferentes formas. Dentre eles se destacam narrativas produzidas por não índios e que apresentam visões recorrentes e idealizadas que têm como referentes expressões do folclore gaúcho. Nos últimos anos
Horiz. antropol.. Publicado em: 2015-12
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40. Construindo a história na televisão: Marc Ferro e os Cinejornais em Histoire Parallèle
Em 1989, quando a Europa se transformava com a Queda do Muro de Berlim e a expansão das comunicações via satélite, surge La Sept, o canal de televisão franco-alemão. Histoire Paralèlle, programa apresentado por Marc Ferro com os cinejornais veiculados nos dois países, 50 anos antes, se torna o programa de maior audiência da emissora, confrontando na
Tempo. Publicado em: 30/01/2015
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41. Os primeiros filmes de Joaquim Pedro de Andrade: história e linguagem
Em Joaquim pedro de Andrade: primeiros tempos são analisados quatro filmes do diretor cinemanovista. A partir de um levantamento histórico, o foco de análise recai sobre o período de formação e os filmes iniciais do cineasta. Destacam-se suas reflexões sobre as relações entre o cinema de ficção e o documentário, e as especificidades da linguagem
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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42. História pública e cinema: o filme Chico Rei e o conhecimento histórico
O objetivo deste artigo é analisar as interseções entre o cinema, a história pública e a circularidade do conhecimento histórico. As reflexões são desenvolvidas a partir do estudo do filme Chico Rei,dirigido por Walter Lima Júnior elançado em 1985. Consideram-se as dimensões da história pública como espaço de produção e divulgação do conhec
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2014-12
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43. O conflito Israelo-Palestino visto pelo cinema local
Há uma efervescente literatura tratando da temática dos conflitos entre Israel e os palestinos, assim como com os países árabes. Durante muito tempo, a filmografia a este respeito se resumia a poucos diretores, como o israelense Amos Gitai. Na última década, porém, uma série de obras audiovisuais feitas por cineastas locais sobre essas questões tem
História. Publicado em: 2014-12
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44. Humberto Mauro e o cinema como construção da memória
Em Humberto Mauro, Cinema, História, dois filmes de Humberto Mauro são analisados e articulados com o contexto histórico em que foram realizados. Dessa forma, é exposta a relação entre arte, cultura e poder no Brasil e, mais especificamente, de que maneira se dá a monumentalização do passado por meio de uma iconografia que tem por fim se tornar a pr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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45. Evita Perón e Che Guevara: Da história à construção literaria do mito biográfico
Eva Perón e Che Guevara são duas das figuras paradigmáticas argentinas, conhecidas internacionalmente não apenas em razão de suas vidas, que podem ser reconstruidas a partir de documentos históricos, mas pelo mito nacional - e internacional - que a morte precoce de ambos configurou mediante a ajuda da literatura e do cinema, expandindo-se em termos fic
História. Publicado em: 2014-06
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46. O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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47. Esporte e política em Invictus, de Clint Eastwood
O uso político do esporte na África do Sul é reconhecido como um dos mais bem sucedidos. O filme Invictus, de Clint Eastwood, explorou o assunto, narrando ficcionalmente os esforços do governo Mandela (1994-1999) para promover a reconciliação racial através da Copa do Mundo de Rúgbi, realizada em 1995. Este trabalho o toma como objeto de análise, re
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2014-04
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48. O cinema e a imagem verdadeira
Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cul
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12