Cinema Historia
Mostrando 25-36 de 409 artigos, teses e dissertações.
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25. A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro
Resumo O artigo examina como a questão do negro foi abordada e debatida no cinema brasileiro a partir de dois textos-manifestos de cineastas e críticos vinculados ao Cinema Novo: David Neves e Orlando Senna. Se o arrazoado desses autores se aproxima ao estabelecer que o Cinema Novo redefiniu a representação do negro no cinema brasileiro, distancia-se qua
Estud. av.. Publicado em: 2017-04
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26. O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)
Resumo O cinema silencioso recorreu ao som desde o princípio. Porém, malgrado a relevância da conexão dessas duas esferas, apenas recentemente estudiosos estrangeiros se debruçaram sobre os usos que o cinema silencioso fez do som. No Brasil, pesquisas neste âmbito ainda tateiam. Este artigo pretende recuperar os usos que o cinema silencioso fez do som
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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27. Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer
Resumo O documentário Cabra marcado para morrer (1964-1984) apresenta uma combinação original de elementos oriundos da prática do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) que produziu o filme, da experiência televisiva do diretor na equipe do Globo Repórter e da prática dos cinemas diretos. Identificar nos fragmentos de
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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28. Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin
Resumo: Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e histór
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-03
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29. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
Este livro se destina a todos(as) que se interessam por conhecer um tipo raro de cinema feito no Brasil: os filmes de contato. Seus realizadores se dedicam a filmar durante um extenso período de tempo uma das experiências mais devastadoras ainda nos dias de hoje em andamento no território brasileiro: o contato entre a sociedade nacional e os povos que aqui vivem originariamente. Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci captam os inúmeros sentidos desse encontro, indagando a história – suas catástrofes e suas aberturas –, no mesmo momento em que abrem novos caminhos para o cinema.
Autor(es): Alvarenga, Clarisse
EDUFBA. Publicado em: 2017
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30. Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes
Resumo Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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31. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1
Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, reti
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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32. Filme, espelho e caleidoscópio: infância, nulificação, docilidade e medo em Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira
Resumo A despeito de certa lacuna na historiografia cinematográfica portuguesa - a ausência de trabalhos que aprofundem a leitura histórica de determinado filme -, a proposta aqui é colocar em destaque o filme Aniki-Bóbó (1942) e analisá-lo à luz de uma matriz histórico-cultural-social. Embora haja uma imensa referência ao filme em notícias de jor
Tempo. Publicado em: 2016-08
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33. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho
Resumo A cinematografia contemporânea de Eduardo Coutinho é marcada pela centralidade da entrevista como forma dramática e pelo registro do encontro presente entre o diretor e os sujeitos filmados. “Arte do presente”, na expressão de Consuelo Lins (2002), esse cinema abriga, entretanto, um projeto mais raro, mas muito denso, de escrita da história.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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34. A guerra gaúcha: o Cinema argentino no Brasil (1935 - 1945)
Resumo Esse artigo aborda a circulação da produção cinematográfica argentina no mercado brasileiro entre 1935 e 1945 objetivando mapear quais filmes foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sua repercussão na imprensa, como os produtores portenhos buscaram comercializar suas películas e as dificuldades encontradas por eles. A pesquisa tem com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
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35. Ver, fazer e viver cinema: experiências envolvendo curso de extensão universitária
Esta obra deriva de um curso de extensão dedicado a refletir sobre cinema e educação e, a partir daí, apresenta a convicção da importância da cultura nos processos educacionais, da linguagem fílmica para a formação docente, da promoção critica do conhecimento, enfim, da valorização de experiências que busquem a construção do diálogo entre o epistemológico, o estético, o político e o ético no campo do ensino. Trata-se de coletânea, composta por nove capítulos, cujos temas em foco se articulem de acordo com o propósito em questão: história do cinema, roteiro cinematográfico, plano cinematográfico, manuseio de câmera, edição de som, edição e imagem, experiências envolvendo mostra de curtas e site, experiência em sala de aula e formação docente e tecnologias. Em comum, buscaram os autores aqui agrupados destacar que a soma de esforços visa possibilitar uma nova forma de ver cinema, capaz de estimular o fazer de narrativas fílmicas e, mediante isso, oportunizar certo viver diferenciado dessa arte, ao incentivar sua apropriação, especialmente, para fins educativos.
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2016
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36. A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925
ResumoO artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como "vitrine" em que a nação projetava as virtudes nacionais a serem celebradas em um
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12