Cinema Brasil Historia E Critica
Mostrando 13-24 de 28 artigos, teses e dissertações.
-
13. Memória, diálogo e liberdade : semeando encontros e colhendo histórias na Vila do Forte, no Vão do Paranã - GO
Esta dissertação apresenta pesquisa realizada na Vila do Forte, comunidade rural pertencente ao município de São João d‟Aliança, localizada no Vão do Paranã, no nordeste do Estado de Goiás Brasil. O trabalho teve como objetivo a sistematização da história local, a partir do entrelaçamento de bibliografias disponíveis e de narrativas locai
Publicado em: 2009
-
14. Dançando com o cinema, filmando a história: a trajetória crítica de Rogério Sganzerla
O presente trabalho se propõe a analisar a trajetória histórica do crítico-cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004). Assim, serão abordadas as críticas de cinema, os filmes feitos por Sganzerla, suas influências cinematográficas e a relação histórica e cultural estabelecida entre o cineasta e o Brasil. Trilhando o caminho da História e do Cinema,
Publicado em: 2008
-
15. O CINEMA DISNEY AGENTE DA HISTÓRIA: A CULTURA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTRE ESTADOS UNIDOS, BRASIL E ARGENTINA (1942-1945) / DISNEY MOVIES AS HISTORYS AGENTS: CULTURE IN THE INTERNATIONAL RELATIONSHIPS AMONG THE UNITED STATES, BRAZIL AND ARGENTINA (1942-1945)
Conceber um filme como documento e instrumento da história é importante nos tempos de hoje em que as imagens são tratadas como fundamentais na aceitação e na recepção de determinados propósitos sejam eles em nível de docência ou no cotidiano das pessoas. Esta dissertação pretende estudar os vínculos representativos das políticas de aproximaçã
Publicado em: 2008
-
16. Luta armada em foco: a guerrilha do Araguaia nas telas do cinema
O presente trabalho visa analisar o filme Araguaya: a conspiração do silêncio (2005), com o intuito de perceber qual é a representação contida nas imagens acerca do episódio encenado, a Guerrilha do Araguaia. Para tanto, ancora-se na relação história/cinema, esboçando quais foram os caminhos percorridos para que o cinema fosse incorporado ao campo
Publicado em: 2008
-
17. Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles, de a grande arte até abril despedaçado
Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographic production is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released
Publicado em: 2007
-
18. Limite de alerta! Ficção cientifica em atmosfera rarefeita : uma introdução ao estudo da FC no cinema brasileiro e em algumas cinematografias off-Hollywood / Alert limit! Science fiction in rarefied atmosphere : an introduction to the study of SF in the brazilian cinema and some off-Hollywood filmographies
A Ficção Científica no Brasil: Um planeta quase desabitado. Esse é o título de um artigo do crítico e escritor Fausto Cunha, referente à literatura de ficção científica, mas que poderia ser aplicado também à análise do gênero no cinema brasileiro. Na Europa, nos EUA e no Japão, o cinema de ficção científica encontra terreno fértil. Sua rel
Publicado em: 2007
-
19. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
-
20. O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite
Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswal
Publicado em: 2006
-
21. Paradigmas da decupagem no cinema brasileiro dos anos 2000 : o caso de Cidade de Deus e Cronicamente Inviável
Este trabalho investiga quais os paradigmas da decupagem cinematográfica que repercutem no cinema brasileiro contemporâneo e determinam suas escolhas estéticas através do estudo de caso de dois filmes emblemáticos desta época: Cidade de Deus e Cronicamente Inviável, filmes que abordam temas similares, porém distantes formalmente. Inicialmente, tem-se
Publicado em: 2006
-
22. Cinema and city: mobility, orality and precariousness in the Ozualdo Candeiass cinema (1967-92) / Cinema e cidade: mobilidade, oralidade e precariedade no cinema de Ozualdo Candeias (1967-92)
Esta tese interpreta a São Paulo construída em imagens pelo cineasta Ozualdo Candeias entre 1967 e 1992 como uma problematização das trocas realizadas na fronteira entre o mundo urbano e o rural, suscitadas pelo processo de industrialização e urbanização intensificado nos anos 50. Por meio da criação de uma estética da precariedade, esse cineasta
Publicado em: 2006
-
23. Poesia e reflexividade na produção de três documentaristas brasileiros contemporâneos: Helena Solberg, Eduardo Coutinho e Walter Carvalho
This work objectived to set up a dialogue among the reflexions os three brazilian movie makers Helena Solberg, Eduardo Coutinho and Walter Carvalho concerning the creation process in documentary making; to identify what they have in common and in what they diverge so that it makes possible for us to understand what is a documentary nowadays, its tendencies a
Publicado em: 2006
-
24. O lugar-sertão: grafias e rasuras
Termo recorrente no imaginário da sociedade brasileira, utilizado, no Brasil, desde a chegada dos portugueses, sertão continua presente no ideário do País, assumindo tamanha amplitude de significações e territorialidades, nos mais de 500 anos de história do Brasil, que recusa conceituações homogeneizantes e delimitações espaciais precisas. São di
Publicado em: 2006