Cinema and city: mobility, orality and precariousness in the Ozualdo Candeiass cinema (1967-92) / Cinema e cidade: mobilidade, oralidade e precariedade no cinema de Ozualdo Candeias (1967-92)
AUTOR(ES)
Angela Aparecida Teles
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Esta tese interpreta a São Paulo construída em imagens pelo cineasta Ozualdo Candeias entre 1967 e 1992 como uma problematização das trocas realizadas na fronteira entre o mundo urbano e o rural, suscitadas pelo processo de industrialização e urbanização intensificado nos anos 50. Por meio da criação de uma estética da precariedade, esse cineasta inventou procedimentos cinematográficos para narrar o processo de desestruturação do mundo rural paulista no seu encontro com a cidade. A desterritorialização geográfica e cultural e o movimento de reconstituição e ressignificação de novos territórios na cidade foram construídos esteticamente através da mobilidade e oralidade das populações rurais recebidas pela cidade e da precariedade urbana recebida pelo campo. No Capítulo I discute-se a experiência histórica do Cinema da Boca do Lixo e sua importância na trajetória de Candeias como morador da cidade e cineasta. Partindo dos fragmentos de memória registrados em depoimentos publicados, das fotografias e documentários sobre o Cine Boca, interpretam-se os sentidos que o diretor atribuiu à rua do Triunfo como espaço social da gente de cinema e de outras sociabilidades que ancoravam suas existências naquela rua e imediações. No Capítulo II trata-se da representação cinematográfica do processo de desterritorialização e reterritorialização do caipira na cidade, entrelaçada à experiência de deslocamento cultural também vivido por Candeias. No Capítulo III trabalham-se os elementos do que foi aqui nomeado estética da precariedade: a mobilidade, a oralidade e a precariedade esteticamente elaboradas através das mesclas entre a ficção e o documentário, da desconstrução dos clichês do cinema clássico em torno da fotogenia, da diegese, dos cenários, dos personagens e da montagem
ASSUNTO(S)
candeias, ozualdo 1922- -- critica e interpretacao sociologia urbana -- sao paulo (cidade) historia do brasil republica ozualdo candeias cinema brasileiro -- historia boca do lixo sao paulo (cidade) -- historia cinema cinema ozualdo candeias esthetics of precariousness
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3148Documentos Relacionados
- Uma estética da precariedade: migrações e trocas interculturais no cinema de Ozualdo Candeias (1967-1992)
- Cidade e deambulação nos filmes de Ozualdo Candeias
- Arquiteturas da cidade: conexões e lugar
- Aves sem rumo : a transitoriedade no cinema de Ozualdo Candeias
- Pelas dobras da cidade: Curitiba e seus artistas