Pelas dobras da cidade: Curitiba e seus artistas / By the folds of the city: Curitiba and its artists

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/08/2012

RESUMO

Esta pesquisa apresenta estudo sobre a obra dos artistas paranaenses: Helena Wong, Leonor Botteri, Mazà Mendes, Nego Miranda e Miguel Bakun, procurando desvelar a influÃncia que a cidade de Curitiba gerou nesses trabalhos, bem como relaÃÃes com outros artistas de tempo e espaÃo distintos, comparando as obras e criando elos que talvez sejam capazes de proporcionar novas possibilidades interpretativas. Esse estudo apresenta tambÃm um conjunto de conceitos que buscam revelar as questÃes pictÃricas implÃcitas nas obras, suas ideologias e a essÃncia da cidade na Ãtica de um leitor que procura um mÃtodo baseado nas sensaÃÃes, sentimentos, percepÃÃes e indefiniÃÃes. Entre os principais conceitos que dÃo corpo à pesquisa està o anacronismo, em Didi-Huberman; Acontecimento, DiferenÃa e RepetiÃÃo de Gilles Deleuze. Ainda recorre-se Ãs formulaÃÃes sobre o MÃtodo Comparativo exposto por Jorge Coli e o MÃtodo de AnÃlise de imagem de Yve-Alain Bois. A noÃÃo de dobra aparece porque cada artista gera espaÃos que envolvem outros espaÃos, que configuram interstÃcios, dobram-se e desdobram-se continuamente. A cidade de Curitiba, por sua vez, surge como um elemento mediador que aproxima multiplicidades e artistas. O artista se coloca como alguÃm que dà sentido as coisas a partir do interior delas e ilumina o que antes permanecia escondido e invisÃvel. A partir disso, à possÃvel entender que a relaÃÃo de cada artista com a cidade de Curitiba segue essa linha do olhar âde foraâ, ou seja, a percepÃÃo da cidade ultrapassa o limite do pensamento que vai atà onde a linguagem abarca

ASSUNTO(S)

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