Uma estética da precariedade: migrações e trocas interculturais no cinema de Ozualdo Candeias (1967-1992)
AUTOR(ES)
Teles, Ângela Aparecida
FONTE
História (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este artigo analisa a relação cinema e história através da estética da precariedade elaborada pelo cineasta Ozualdo Candeias. A mobilidade, a oralidade caipira, a precariedade esteticamente elaboradas através das mesclas entre a ficção e o documentário, da desconstrução de clichês do cinema clássico são trocas culturais, entre o mundo urbano e o rural, suscitadas pelo processo de industrialização e urbanização, vivido intensamente em São Paulo, a partir dos anos 50 do século XX.
ASSUNTO(S)
cinema estética da precariedade ozualdo candeias
Documentos Relacionados
- Cinema and city: mobility, orality and precariousness in the Ozualdo Candeiass cinema (1967-92)
- Aves sem rumo : a transitoriedade no cinema de Ozualdo Candeias
- Cidade e deambulação nos filmes de Ozualdo Candeias
- Sob o domínio da precariedade: escravidão e os significados da liberdade de trabalho no século XIX
- Desemprego, informalidade e precariedade: a situação do mercado de trabalho no Brasil pós-1990