Cancao Musica
Mostrando 13-24 de 172 artigos, teses e dissertações.
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13. Sentir com a inteligência, pensar com a emoção: ciência e tecnologia em canções de Humberto Gessinger
Este trabalho mapeia as unidades temáticas de ciência e tecnologia nas canções de Humberto Gessinger. Observando a incorporação de palavras e expressões da ciência nessa produção poética, realizamos uma análise de três canções, conforme os estudos do Círculo de Bakhtin. Decorre dessa análise que Gessinger, trazendo tais palavras para a canç
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09
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14. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição
O objetivo maior do artigo é trazer para o campo dos estudos históricos do pós-abolição uma recente reflexão sobre o legado da canção escrava - ou do "som do cativeiro" - nos Estados Unidos e no Brasil. A estratégia, mais do que evidenciar as conhecidas diferenças entre os dois países, é destacar os possíveis diálogos e aproximações em torno
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
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15. Marta Saré de Edu Lobo: memórias híbridas
Nos anos de 1960, Edu Lobo era reconhecido pela preocupação estética e social em sua música. Os elementos para elaboração destas composições eram oriundos da música nordestina, da bossa nova e posteriormente da música "erudita". A partir de alguns conceitos de hibridismo, buscou-se entender as fontes musicais reelaboradas por Edu Lobo, mais especif
Per musi. Publicado em: 2014-12
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16. A concisão modernista da Seresta nº 9 (Abril) de Villa-Lobos
Este artigo pretende analisar elementos da Seresta nº 9(Abril) composta por Villa-Lobos a partir de poema homônimo de Ribeiro Couto, propondo sua contextualização dentro do movimento modernista dos anos 1920 e discutindo sua influência na canção popular brasileira, especialmente em Antonio Carlos Jobim, cuja canção Chovendo na roseira cita uma frase
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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17. Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
Análise de Novena, canção de 1964 que inaugurou a carreira de compositores da dupla do então cantor-instrumentista Milton Nascimento e do letrista Márcio Borges. O contexto histórico, especialmente a partir de depoimentos dos dois artistas (BORGES, 1996, 2010, 2012; NASCIMENTO, 1993, 1996, 2009, 2012; BORGES e NASCIMENTO, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 20
Per musi. Publicado em: 2014-12
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18. A construção não tonal da canção Jóia de Caetano Veloso
Estudo sobre a relação entre o texto linguístico e o texto musical na canção Jóia de Caetano Veloso. São analisados os procedimentos composicionais não tonais presentes na obra em consonância com o sentido de sua letra. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que analisou canções populares em que o plano harmônico se distanciava da tonal
Per musi. Publicado em: 2014-12
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19. "São velhas agonias, novas tecnologias" processos criativos e produtivos em meio à canção no cururu paulista
O artigo em questão dedica-se ao universo do cururu como canção tradicional paulista. O enfoque não está em analisar internamente o caráter formal da canção no cururu, mas sim em perceber os contextos históricos que a envolvem e as especificidades das relações marcantes da racionalidade que conduziu a forma do cururu para um tipo específico de ca
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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20. Benjamin Barreto da Silva Araújo um compositor brasileiro
Levantamento biográfico, organização e comentário crítico do repertório de canções de Benjamin Barreto da Silva Araújo (1902-1985), pianista, regente, arranjador, professor e compositor brasileiro que teve importante atuação na cena musical clássica e popular do Brasil. Musicou vários poemas de autores ligados ao movimento modernista, ficando su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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21. "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Neste artigo se discute o papel que a natureza cumpre em dois âmbitos distintos da trajetória de Tom Jobim. Partindo do mais explícito, o ecológico, aborda-se a questão que gira em torno da erosão da natureza pela ação do homem e da busca por uma experiência integradora. Essa discussão abre as portas para o problema central do artigo, situado no â
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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22. Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apre
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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23. O "cálculo" subjetivo dos cancionistas
Ao estabelecer a relação entre melodia e letra, o cancionista combina recursos naturais, procedentes da sua fala cotidiana (linguagem verbal com suas entoações), com recursos musicais de estabilização sonora (afinação das alturas, definição das durações rítmicas etc.) e ainda programa o andamento (mais rápido ou mais lento) das canções com su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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24. Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil
Considerando que as implicações históricas dos materiais musicais interferem na apreciação e crítica acerca daquilo que compõe uma canção, aborda-se aqui o versado conjunto de notas musicais conhecido por vários termos, dentre os quais o de acorde napolitano. Assumindo que os acordes não são grandezas puras, comentam-se aspectos do tratamento té
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12