Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
AUTOR(ES)
Vetromilla, Clayton
FONTE
Rev. Inst. Estud. Bras.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apresentadas sob a perspectiva do próprio compositor, constatando-se que o objetivo de mediação entre o artístico e o musicológico influencia as escolhas realizadas. Além de uma contribuição significativa, na prática, as obras expõem a multiplicidade de recursos utilizados por Guerra-Peixe para inserir no panorama da música erudita brasileira a experiência acumulada como pesquisador.
ASSUNTO(S)
canção de câmara guerra-peixe música erudita cultura brasileira
Documentos Relacionados
- De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise
- LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros
- Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
- Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
- Um estudo da tecnica de doze sons em obras selecionadas : Hans Joachim Koellreutter e Cesar Guerra-Peixe