Sentidos: uma instauração cênica; processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A tese versa sobre elementos e princípios de processos de criação a partir da poética artaudiana, sobrepondo um dos teóricos da História do Teatro Contemporâneo a sistemas cênicos no mundo e no Brasil, trazendo teorias à concretude cênica. Estabelece um diálogo entre teoria e prática, oriente e ocidente, consciente e inconsciente. Considera a cultura nordestina, contextualizando-a na contemporaneidade cênica mundial, através de uma aproximação intercultural e transdisciplinar, realizando uma articulação entre as danças dramáticas: balinesa Barong e nordestina ?Guerreiro?, importantes durante o processo criativo para a encenação do texto ?O Jato de Sangue? (1925), de Antonin Artaud, configurada como a parte prática da tese. Como suporte às articulações estéticas, são abordados o teatro em Paris nos anos vinte, a poética da loucura, dois movimentos artísticos que influenciaram a obra artaudiana - o dadaísmo e o surrealismo e as influências da psicanálise nestes; a dualidade/complementaridade presente no oriente (Yin-Yang). O objetivo da pesquisa é descrever processos de criação para a prática da cena a partir da poética artaudiana, articuladas a outras teorias e a apresentação dos diagramas de respiração criados. Examina também os processos de criação da encenação de ?Ostal? do grupo Oi Nóis aqui Traveiz. Nesta pesquisa, teoria e prática não são estanques, ao contrário estão imbricadas uma na outra. A prática de encenação derivou em uma instauração cênica, propondo uma maneira de compreender a concepção cênica artaudiana, a qual intitulei Sentidos DançaTeatroMúsicaArtesVisuais.

ASSUNTO(S)

antonin artaud artes cênicas criatividade teatro

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