Antonin Artaud
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1. Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
Resumo O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibil
Physis. Publicado em: 2017-07
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2. Os astros ditam o futuro. A história impõe o presente. (Artaud vs. Cárdenas)
Silviano Santiago trata do encontro de dois autoexilados na Cidade do México em 1936: o poeta e crítico de arte guatemalteco Luis Cardoza y Aragón e o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud. O autor discute como ambos valorizaram o papel da cultura nas transformações sociais e econômicas e de como se posicionaram no ambiente artístico e social mex
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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3. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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4. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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5. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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6. Escritas do suporte / Support writings
A proposta deste trabalho é pensar o estatuto literário e político de uma escrita, que nomeio Escrita do Suporte, partindo da imagem habitual de um suporte lido como sustentáculo ou mediador neutro, terreno sobre o qual edificar instituições, a que nomear "pátria" ou em que fundar um Estado. Esse terreno neutralizado funciona como lugar de arquivament
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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7. A casa de Joana Dark: drama e montagem
Neste artigo, ao discutir o modo como se configuram imagens de Nossa Senhora e de mães e mulheres no Jardim das Flores (ou “buraco dos capetas”), na periferia de uma cidade do interior paulista, pretende-se explorar a especificidade de estéticas dramáticas. A seguir, ainda mais do que a estética do drama social, associada à obra de Victor Turner, o
Mana. Publicado em: 2012-04
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8. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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9. A surrealist Artaud hospitalized in Rodez : tension points between theatre and power / Um Artaud surrelealista e internado em Rodez : pontos de tensão entre teatro e poder
Esta pesquisa propõe uma investigação sobre os aspectos políticos presentes nas obras de Antonin Artaud e as implicações do trabalho deste autor na relação entre teatro e poder. Levando em consideração a extensa obra de Artaud e sua grande contribuição para o teatro e para a cultura, visando fazer um recorte para este trabalho, escolhemos dar mai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
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10. Antonin Artaud: por uma cultura da crueldade
A presente pesquisa objetiva refletir acerca da cultura pelo viés da arte. A partir do pensamento de Antonin Artaud (1896-1948), que nos convida a pensar a cultura como um desdobramento da vida. O teatro, palco para suas inúmeras criações, desloca-se no espaço, uma vez que Artaud irá experimentar viver suas experiências cênicas a partir de seu própr
Publicado em: 2010
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11. From the iconographic image to the scenic image : the actor s mediation / Da imagem iconográfica à imagem cênica : a mediação do ator
Esta pesquisa encontra-se no campo do trabalho criativo do ator. Através de um estudo teórico e prático, ela busca potencializar a utilização da imagem, mais precisamente da pintura de Francis Bacon, como um suporte para a sua criação e reflexão. Tendo por base um estudo sobre a obra e o processo criativo de Bacon, pretende-se a construção de uma "
Publicado em: 2010
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12. THE MIRACLE OF THE BODY FROM JERUSALÉM BY GONÇALO M. TAVARES / O MILAGRE DO CORPO A PARTIR DE JERUSALÉM DE GONÇALO M. TAVARES
This work offers its readers a mosaic arrangement of a subjective voice that connects, in the beginning, Gonçalo M. Tavares¿ voice (mainly in his novel Jerusalém), and afterwards the voices of Gilles Deleuze, Georges Bataille, José Gil, David Lapoujade, Antonin Artaud, Samuel Beckett, and Clarice Lispector ¿ so that together we can run through the quest
Publicado em: 2009