Resonances of the tropicália: media and culture in the Brazilian song / Ressonâncias da tropicália mídia e cultura na canção brasileira

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A tese apresenta a Tropicália e sua contribuição para a modernização da canção popular brasileira. Ao incorporar signos reveladores da indústria cultural e pondo-os em fusão com os materiais das tradições nacionais, a Tropicália incrementou processos de comunicação dentro da estética musical e seus ambientes midiáticos. No cenário musical brasileiro percebemos ressonâncias, desdobramentos da Tropicália. Suas intenções estéticas estão disseminadas. Esta presença é notada pela observação da movimentação das canções produzidas por alguns artistas, que aqui são colocados como portadores de modos de fazer musical delineados e inaugurados pelos tropicalistas. Podemos reconhecer marcas da Tropicália no trabalho de artistas como Tom Zé, que além de ter participado da histórica tropicália mantém um trabalho de experimentação, e o movimento manguebeat, com sua visada pop em simbiose com a tradição dos maracatus. Sob uma denominação geral de ressonâncias, a pesquisa procura provar que os propósitos estéticos da tropicália não só não estão esgotados como se manifestam nas obras desses artistas. Evidentemente que sob novas circunstâncias, o que vemos hoje são experiências particulares em desenvolvimento, mas que, em algum momento, dialogam com essa herança estética. A tese também se ocupa das replicações e das transformações do ambiente cultural em torno do paradigma da canção brasileira, e da criação da cultura em ambiente globalizado e interativo

ASSUNTO(S)

mídia canção popular popular song tropicalismo (movimento musical) linguistica, letras e artes tropicália cultura brasileira música popular -- brasil

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