Da bossa nova à tropicália: contenção e excesso na música popular
AUTOR(ES)
Naves, Santuza Cambraia
FONTE
Revista Brasileira de Ciências Sociais
DATA DE PUBLICAÇÃO
2000-06
RESUMO
O artigo analisa os estilos que se criaram na música popular brasileira na década de 60, procurando entendê-los em termos de continuidades e descontinuidades com a bossa nova. O argumento central é que embora as experimentações harmônicas dos bossa-novistas tenham influenciado vários compositores da geração posterior, estes romperam com a estética de contenção inaugurada pela bossa nova, afinada com o ideário de racionalidade, despojamento e funcionalismo que caracteriza várias manifestações culturais do período, como a poesia concreta e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Os músicos posteriores - da canção de protesto à tropicália - recuperaram a costumeira visão modernista de se conceber o Brasil como universo inesgotável de informações culturais, arcaicas e contemporâneas, regionais e universais, recorrendo à estética do excesso.
ASSUNTO(S)
música popular bossa nova tropicália anos 60 modernismo
Documentos Relacionados
- O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova
- AGAINST THE EXCESSES: LIMITS, BALANCE AND LOVE IN BOSSA NOVA
- A Bossa Nova e a música cearense dos anos 70
- Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos
- Resonances of the tropicália: media and culture in the Brazilian song