Tropicalia
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. Existe uma teoria do pós-modernismo periférico? A Tropicália e a crítica de arte de Mário Pedrosa dos anos 1960
RESUMO Após Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentarem no Festival de MPB, de 1967, evidenciou-se uma mudança na cultura brasileira. De 1966 a 1968, Mário Pedrosa delineava em suas colunas do Correio da Manhã o que entendia por pós-modernismo analisando as artes visuais contemporâneas. Apesar da contemporaneidade entre a Tropicália e Pedrosa, a an�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-08
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2. A filha de Cristóvão Colombo e os tortos das américas: diálogo interamericano e reinvenção de identidades em práticas discursivas outsiders
Resumo A busca do engendramento de novas identidades culturais nas Américas se constitui, neste artigo, a partir de estudos centrados na análise de processos e mecanismos de representações literárias em contextos de turbulência sociopolítica e cultural. Nesse contexto, propõe-se uma abordagem de dois universos discursivos representativos de duas regi
Alea. Publicado em: 2020-08
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3. POLÍTICA E ESTÉTICA NA TROPICÁLIA
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 27/06/2019
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4. ¡Sucia Copia!
Abstract This text presents a re-reading of the artwork Tropicália from the point of view of a post-colonial theorization to review the previous national(ist) version of Oiticica’s work interpretation and of his figure. For that it focuses in the comparison of several concepts crucial for Homi Bhabha: mimesis, ambivalence and hybridization in comparison w
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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5. Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada
RESUMO Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pres
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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6. Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de 'Macunaíma' e 'Tenda dos Milagres'
Resumo Por meio da análise fílmica e da documentação referente à recepção de Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) e de Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), avaliaremos como o debate sobre raça e etnicidade foi articulado no campo do cinema brasileiro por seus intelectuais após o golpe civil-militar de 1964. Partindo de uma pe
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
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7. O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de partic
Per musi. Publicado em: 2014-12
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8. Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem / Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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9. "Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB
Nos estudos da MPB dos anos 1960, estabeleceu-se uma narrativa hegemônica que atribui a esse movimento um caráter "de cúpula" e retrógrado, enquanto idealiza a Tropicália como o ápice da evolução musical. Identificando nessa narrativa problemas como o evolucionismo e a ideologia da identidade nacional, este artigo propõe a revisão da história do p
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2012-06
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10. Da bossa nova à tropicália : a relação entre memória e atualidade a partir do estudo discursivo da canção Procissão, de Gilberto Gil
Este trabalho versa, principalmente, sobre a relação entre memória e atualidade, através do estudo de três dos principais gêneros musicais desenvolvidos no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970: Bossa Nova, canção de protesto e Tropicália. Para tanto, acionamos algumas noções fundamentais da Análise do Discurso francesa, como formação discurs
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. Essas pessoas na sala de jantar: espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)
Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2011
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12. Música em transe : o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968) / Music in trance : the critical moment of the emergence of MPB (1958-1968)
O trabalho analisa o processo de modernização da música popular brasileira compreendido entre 1958 e 1968, passando pelas tendências da bossa nova, da canção de protesto, da moderna música brasileira e do tropicalismo. No decorrer desse processo deflagrou-se a sigla MPB, reconhecível a partir de 1965. O objetivo do trabalho é o de compreender a
Publicado em: 2011