Essas pessoas na sala de jantar: espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)
AUTOR(ES)
Enzio Gercione Soares de Andrade
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
22/11/2011
RESUMO
Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plástico Hélio Oiticica e por ele registrada no registro nacional de marcas e patentes a posteriori, foi usada para nomear a canção homônima de Caetano Veloso e também a esse fértil impulso cultural na virada da década de sessenta para os anos setenta, que teve a pretensão de formular novos espaços de criação e simultaneamente repensar os recortes espaciais da cultura brasileira, instigando-os a serem bem mais que um mito de um paraíso verdejante dentro de uma nova mirada de uma verdade tropical.
ASSUNTO(S)
tropicália espaços históricos rizoma música popular brasileira. historia tropicalia historical spaces rhizome brazilian popular music.
Documentos Relacionados
- A Cultura CÃvica na EducaÃÃo Cearense (1963-1973) â Na tapeÃaria da HistÃria, entre o âLivro da Professoraâ e os festejos à PÃtria e ao Progresso
- O mito na sala de jantar : leitura interpretativa do discurso infanto-juvenil sobre televisão
- Desafinando o coro dos contentes : o discurso polifonico em canções tropicalistas
- ¿Essas pessoas que envelhecem...¿ : saberes de adultos com deficiencia intelectual
- A atuação política da Ordem Dominicana na cidade de São Paulo no período de 1963 à 1973