Qual medicação usar em pacientes diabéticos tipo 2, usando metformina + glimepirida em dose máxima, sem controle adequado da glicemia? Deve ser iniciada a insulinoterapia?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Não encontramos uma comparação entre troca de fármacos, associação de novos fármacos e início de insulinoterapia. Entretanto alguns artigos de boa qualidade encontrados podem ser úteis na resolução da dúvida. Sabe-se que a maioria dos pacientes em uso de hipoglicemiantes orais ao longo de um período variável de tempo irá evoluir para o uso de insulinoterapia para controle adequado dos níveis glicêmicos. Em pacientes já em uso de uma associação de drogas, como é o caso desta consultoria, nos níveis máximos tolerados, pode-se optar como última alternativa antes de se iniciar insulinoterapia pela associação de uma terceira droga que seria a Acarbose (Acarbose 100 mg 3X ao dia). Como não existe comparação entre os desfechos de associação de Acarbose como terceira droga hipoglicemiante oral ou insulina deve-se individualizar a decisão médica para cada paciente, conforme a preferência do mesmo (Medicina Centrada no Paciente). Talvez uma boa estratégia para pacientes muito resistentes ao início da insulinoterapia seja iniciar com a Acarbose e orientar o paciente que esta será a última tentativa possível sem o uso de insulina sub-cutânea. (Grau D)

No caso de se iniciar a insulinoterapia pode-se manter a metformina e a sulfoniluréia, pois os benefícios destas drogas parecem ser úteis mesmo em pacientes em uso de insulina, principalmente a metformina por seu efeito em melhorar a ação periférica da insulina. A Acarbose deve ser retirada. (Grau A)

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico t89 diabetes insulinodependente convulsoterapia diabetes mellitus tipo 2 insulina a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados