Proposta para criação e catalogação de objetos de aprendizagem interoperáveis / A proposal for interoperable learning objects construction and cataloguing

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Até pouco tempo, o computador pessoal era o único dispositivo disponível para acesso a conteúdo digital. Com a introdução da TV digital interativa no Brasil e a evolução dos aparelhos celulares, essas plataformas se tornaram alternativas de acesso em momentos onde não está presente um computador e também como opção para a população de menor poder aquisitivo, visto que são dispositivos mais baratos. Porém, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem ainda continua sendo pensado para uma única plataforma, desperdiçando grande parte do potencial de uso. Quando raramente são previstos para mais de uma plataforma, o desenvolvimento de cada versão é realizado de forma isolada, gerando redundância de conteúdo e elevando desnecessariamente o custo de criação e manutenção. Nesse contexto, este trabalho traz uma nova abordagem visando a criação de objetos de aprendizagem interoperáveis, ou seja, desenvolvidos de forma que o mesmo conteúdo possa ser executado nas plataformas Web, TV digital e dispositivos móveis. Para isso, inicialmente foram identificados os recursos e restrições existentes em cada uma das plataformas citadas, assim como as principais recomendações de usabilidade. O resultado desse estudo gerou as seguintes recomendações: a) mecanismo de construção de conteúdo uma única vez de forma que ele se adapte para todas as plataformas; b) mecanismos de adaptação da mesma mídia visando seguir critérios de usabilidade de cada plataforma (ex: tamanho e cor do texto); c) mecanismos de reconhecimento de cada plataforma e envio da mídia adequada para cada uma. Outro aspecto complementar tratado foi em relação à catalogação de objetos de aprendizagem, uma vez que os padrões de metadados educacionais existentes não prevêem o uso de objetos de aprendizagem por diferentes plataformas. Em função dessa necessidade, realizou-se o estudo dos principais padrões de metadados educacionais, assim como os utilizados nas plataformas Web e de TV digital. Como resultado, duas extensões foram propostas aos padrões de metadados educacionais, possibilitando: a) indicar em quais plataformas é possível utilizar o objeto de aprendizagem e b) criar segmentos lógicos de um objeto de aprendizagem e, opcionalmente, agrupá-los por características em comum. Para validação, foram efetuadas algumas implementações de diferentes objetos de aprendizagem. Esses objetos de aprendizagem também foram catalogados com as extensões de metadados propostas, exemplificando seu uso.

ASSUNTO(S)

inteligência artificial digital television interoperability ambiente : aprendizagem ontologias metadata standards learning objects metadados

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