Prolegômenos a uma arqueologia da música: saber e Modernidade musical / Prolegomena to an archeology of music: knowledge and musical Modernity
AUTOR(ES)
Thiago Cazarim da Silva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
17/08/2011
RESUMO
O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sugestão de Foucault presente no final de A arqueologia do saber, segundo a qual seria possível realizar descrições arqueológicas de saberes que não os científicos, tais como as artes, a literatura e, no caso da presente pesquisa, a música. Para isso, recorrendo não só à Arqueologia do saber e textos em que Foucault discute ou pratica o método arqueológico (As palavras e as coisas, A ordem do discurso), mas também a alguns escritos em que o próprio Foucault, além de Deleuze e Merleau-Ponty discorrem sobre as artes, a literatura e o cinema é que tento indicar os limites filosóficos em que uma descrição arqueológica da Modernidade musical deveria se mover, bem como suas implicações para a compreensão do próprio objeto de interesse de uma História da Música.
ASSUNTO(S)
filosofia música michel foucault arqueologia do saber metafisica philosophy music michel foucault archeology of knowledge
ACESSO AO ARTIGO
- Link para o recurso (parte 1)
- Link para o recurso (parte 2)
- Link para o recurso (parte 3)
- Link para o recurso (parte 4)
- Link para o recurso (parte 5)
- Link para o recurso (parte 6)
- Link para o recurso (parte 7)
- Link para o recurso (parte 8)
- Link para o recurso (parte 9)
- Link para o recurso (parte 10)
- Link para o recurso (parte 11)
- Link para o recurso (parte 12)
- Link para o recurso (parte 13)
Documentos Relacionados
- Music: place of memory and home of being
- Foucault: uma arqueologia política dos saberes
- Experiences with a group of children through music: a psychoanalytic study
- Abordagens do pós-moderno em música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo
- MEANINGS OF POPULAR MUSIC: THE REVISTA WECO, A JOURNAL DEDICATED TO LIFE AND TO MUSICAL CULTURE (1928-1931)