Os ritmistas e a cidade: sobre o processo de formação da música baiana contemporânea orientada para a diversão

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O Objetivo desta dissertação foi propor uma interpretação acerca do significado de alguns processos culturais para a compreensão do fenômeno aqui denominado de música baiana contemporânea orientada para a diversão. Colocou-se a pergunta de qual correlação de forças - percebida em uma perspectiva de longa duração - tornou possível o surgimento de um conjunto de expressões musicais consagradas no espaço carnavalesco baiano, entre as quais o samba-reggae e o pagode baiano. A emergência de um âmbito de produção musical em Salvador foi abordada de forma a levar em conta dois aspectos. De um lado, esteve-se atento à idéia de que a sua figuração atual é dependente de como diferentes esferas da existência tais como a família, a religião e a economia estão inter-relacionadas. De outro, levou-se em conta a concepção teórica de que a expressão atual da música baiana é herdeira de propriedades sociais e de lutas pelo poder que se deram em redes sociais anteriores e que influenciaram a direção da produção musical baiana e sua função no desenvolvimento da cadeia de interdependências de Salvador ao longo do século XX. A investigação tornou possível apontar algumas conclusões iniciais sobre esse processo. O entendimento da música baiana contemporânea parece se tornar mais claro quando se estabelece conexões entre o modo como um padrão de coordenação nacional pressionou, a partir do final do século XIX, a formação urbana de Salvador, co-atuando com maneiras de articulação do tecido social advindas do período colonial e imperial. Nesse sentido, tentou-se mostrar como a formação de uma esfera lúdico-artística no Rio de Janeiro contribuiu para a influência na formação dos hábitos de diversão dos soteropolitanos durante o século XX. De outra forma, também se buscou apresentar como padrões de coordenação sociais não coincidentes com a pressão para uma centralização nacional co-atuou para a formação desses hábitos. Assim, levou-se em conta como o processo de modernização conhecido por Salvador engendrou as condições para uma influência das casas de candomblé sobre a formação das estruturas de personalidade dos soteropolitanos. Essa relação pareceu ser importante devido ao trânsito entre os aprendizados rítmico-percussivos de orientação mítico-ritual e as práticas ligadas ao mundo da música voltada para a diversão mercantilizada realizado por indivíduos ligados ao culto de orixás.

ASSUNTO(S)

sociologia urbana música baiana entretenimento modernização urbana

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