Paisagens da cidade: os ohares sobre o recife dos anos 1920
AUTOR(ES)
Daniel de Souza LeÃo Vieira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2003
RESUMO
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a construÃÃo dos olhares sobre a cidade do ecife nos anos 1920. Propus trabalhar a questÃo da paisagem de uma forma interdisciplinar, concebendo-a como olhar; e, levando em conta tanto abordagens espaciais quanto imagÃticas, apreender a relaÃÃo entre a percepÃÃo do ambiente urbano e a elaboraÃÃo de representaÃÃes de cidade, (re)produzidas nos ÃrgÃos de imprensa, pelos sujeitos de entÃo. Desta reflexÃo, trilhei dois caminhos. No primeiro, notei que as invenÃÃes modernas permitiram a emergÃncia de uma percepÃÃo cinÃtica do ambiente, que, no entanto, nÃo era associada ao termo âpaisagemâ, que parecia ainda coincidir com a noÃÃo de criaÃÃo artÃstica, em meio a uma relaÃÃo de Ãxtase com a natureza. No entanto, procurei apreender em que medida esse repertÃrio migrou para o campo perceptual. No segundo, trabalhei com a expansÃo urbana, possibilitada pelo automÃvel, e alicerÃada em prÃticas elitistas de segregaÃÃo espacial. Essa construÃÃo dos espaÃos urbanos na cidade foi relacionada Ãs discussÃes que os intelectuais fizeram acerca da paisagem. Houve um embate entre um imaginÃrio modernizante, portador de um discurso do progresso; e um outro, tradicionalizante, que defendia a âcor localâ para a preservaÃÃo do que se supunha ser a identidade do Recife. A modernidade possibilitou, com suas epifanias, que as mudanÃas urbanas fossem levadas a cabo na medida mesma em que se imbricavam na construÃÃo de novas imagens da cidade
ASSUNTO(S)
cidade historia do brasil paisagem cultura modernidade histÃria do recife
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