Objetos de aprendizagem interativos : ferramenta de apoio a disciplinas teóricas
AUTOR(ES)
Daniel de Souza Carvalho
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Os recursos computacionais disponíveis aos alunos poderiam ser mais bem utilizados, e sistemas instrucionais de apoio às disciplinas teóricas podem ser desenvolvidos para proporcionar a interatividade (learn-by-doing) e, assim, aproveitar a fluência e interesse da Geração Digital pelas mídias digitais a favor da educação. Com base teórica para os fatores humanos e processos cognitivos, foram estudados as Múltiplas Inteligências, os Estilos de Aprendizagem (EA), bem como as características da Geração Digital. As tecnologias de Sistemas Tutores Inteligentes, Jogos Sérios, Simuladores e Objetos de Aprendizagem, também foram analisadas como opções para educação assistida por computador, com a final delineação de um modelo otimizado para atender a demanda de sistemas educacionais de forma factível e criar materiais didáticos virtuais. De forma a demonstrar o modelo, desenvolveu-se um sistema para verificar sua aplicabilidade. A criação de Objetos de Aprendizagem Interativos, enfim, se apresenta como um recurso de assistência ao método de ensino tradicional.
ASSUNTO(S)
sistemas de tutoria inteligente objetos de aprendizagem electronic game learning objects intelligent tutorial systems engenharia eletrica sistema educacional jogo eletrônico educational software
Documentos Relacionados
- Processo cognitivo e objetos interativos de aprendizagem : a construção do equilíbrio físico
- Objetos de aprendizagem digitais como ferramenta de apoio na educação em enfermagem
- Uma ferramenta da apoio à engenharia reversa orientada a objetos de legados - FAROOL.
- Processador de dialogo : uma ferramenta para geração de sistemas interativos
- Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos