Expression of small leucine-rich proteoglycans: decorin and biglycan, in human normal term placenta and with invasiveness-changed trophoblast pathologies. / Expressão de pequenos proteoglicanos ricos em leucina: decorim e biglicam, em placentas humanas a termo normais e com alterações da invasividade trofoblástica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O decorim e o biglicam são membros da família dos pequenos proteoglicanos ricos em leucina e possuem importantes funções no controle da proliferação, migração e invasão do citotrofoblasto extraviloso (TEV). O objetivo deste trabalho foi de caracterizar a expressão diferencial e a imunolocalização de decorim e biglicam em placentas humanas normais a termo (PNT), na placenta acreta (PA), na mola invasora (MI) e no coriocarcinoma (CO). Na PNT, as células deciduais apresentaram positividade para o decorim, enquanto o TEV foi negativo. O decorim foi fracamente expresso na matriz endometrial, mas negativo no fibrinoide do tipo matriz, enquanto foi positivo para biglicam. Na PA e na MI, o TEV mostrou positividade para decorim e biglicam. No CO, somente o citotrofoblasto foi positivo para ambos proteoglicanos. Portanto, o decorim e o biglicam são expressos diferencialmente em placentas normais e patológicas, sugerindo que os padrões de expressão desses proteoglicanos nas patologias estudadas indicam um papel na modulação da migração e da invasão do trofoblasto.

ASSUNTO(S)

camundongos histologia placenta a termo leucemia retina biglicam placenta (human) corio carcinoma placenta acreta photoreceptors decorim mola invasora proteoglicanas term placenta mice decorin proteoglycans fotorreceptores retina leukemia histology chorio carcinoma placenta accreta invasive mole biglycan placenta (humano)

Documentos Relacionados