Estudo de fatores de risco e avaliação de vacinação para Salmonella sp. em diferentes sistemas de produção de suínos brasileiros.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O controle da infecção por Salmonella sp. na cadeia de produção de suínos é necessário, tendo-se em vista as altas prevalências encontradas em rebanhos brasileiros de diversas regiões do país. Estas altas prevalências refletem um maior risco de contaminação, portanto um maior risco para o consumidor e para o mercado exportador. Estudos tem sido conduzidos para elucidar questões relevantes para o comportamento e o controle deste agente. Este trabalho pretende sugerir ferramentas de controle, bem com elucidar algumas questões relativas à epidemiologia de Salmonella sp. em rebanhos suínos tecnificados. Foi estudada a soroprevalência de Salmonella sp. em rebanhos brasileiros com diferentes níveis de acometimento de Síndrome Multissistêmica de Definhamento do Leitão Desmamado (SMDLD) e concluído que a frequência elevada de portadores de Salmonella sp. pode ser um problema adicional em granjas afetadas de forma mais severa pelo SMDLD. Além disso, foi avaliada a imunização como medida para o controle de Salmonella com uma vacina viva comercial (Enterisol SC 54®). O estudo foi conduzido em sistema de produção com isolamento prévio de S. enterica em suínos ao abate. Entre os 13 lotes do Grupo Vacinado e doControle amostrados ao abate, 11 apresentaram freqüência de isolamento de Salmonella superior a 70%, enquanto nenhum lote de GV apresentou esse índice de isolamento. Estes resultados demonstram que a vacinação com Enterisol SC-54® pode ser considerada uma medida eficaz que pode ser incluída em programas de controle de Salmonella em suínos. Outro estudo realizado foi a avaliação de fatores de risco, no qual foram escolhidos 5 diferentes sistemas de produção de suínos no Brasil e avaliadas as prevalências para Salmonella e realizado um questionário nas granjas amostradas. A análise comparativa das prevalências médias de Salmonella entre empresas demonstrou a existência de diferenças entre os sistemas de produção (P<0,05). A Razão de Chance (OR) para altas prevalências de Salmonella foram: produção intensiva de frango de corte (OR=2,4), animais provenientes de mais de uma origem (OR=2,0), presença de outros animais na granja (OR=1,7), canaletas sujas (OR=1,5), acúmulo de dejetos na fossa (OR=1,4), piso compacto (OR=1,3), instalações sem forro (OR=1,2) A presença de outros animais na granja e a pré-fossa suja foram os fatores mais freqüentes na análise conduzida individualmente nas agroindústrias. O maior número de dias com a granja fechada teve efeito de proteção (OR=0,9).

ASSUNTO(S)

salmonella salmonella sp. : suínos swine suínos risk factors vacinas : suinos prevalence suinocultura : produção epidemiologia veterinaria control program

Documentos Relacionados