Direcionalidade em duas melodias do século XX: Syrinx, de Claude Debussy e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky
AUTOR(ES)
Bitondi, Matheus
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-12
RESUMO
O presente trabalho analisa a estruturação melódica das peças Syrinx, de Claude Debussy, e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky, em busca dos procedimentos geradores de direcionalidade no discurso. Para tal, foram considerados aspectos como dinâmica, estrutura rítmica, composição intervalar e movimento no registro. Ao final do trabalho, chegou-se à conclusão que ambos os compositores lançam mão de procedimentos tradicionais para conferir direcionalidade às linhas melódicas, ao mesmo tempo em que contribuem com recursos novos e particulares.
ASSUNTO(S)
análise melódica direcionalidade em música música do século xx debussy stravinsky
Documentos Relacionados
- "Symphony of Psalms by Igor Stravinsky: subsidy for an interpretation."
- Dinâmicas de representações espaciais e dados cartográficos em Lyon no início do século XX: uma primeira abordagem
- Médicos alemães no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX: integração e conflito
- Educação especial em Sergipe do século XIX ao início do século XX: cuidar e educar para civilizar.
- Ideais das crianças mineiras no século XX: mudanças e continuidades