Stravinsky
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1. Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno
Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongru
Kriterion. Publicado em: 2014-06
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2. Síntese do leste e oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók / Synthesis of East and West: an axes of symmetry analysis of Bartóks Third String Quartet
Esta dissertação contém um estudo analítico do Quarteto de Cordas n 3 de Bela Bartók, a fim de encontrar eixos simétricos que atuam como organizadores das alturas. Tal busca está conectada com o estudo da música tradicional do Leste Europeu efetuado por Bartók, influência essencial para a formulação da linguagem musical do compositor. Para tanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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3. Direcionalidade em duas melodias do século XX: Syrinx, de Claude Debussy e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky
O presente trabalho analisa a estruturação melódica das peças Syrinx, de Claude Debussy, e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky, em busca dos procedimentos geradores de direcionalidade no discurso. Para tal, foram considerados aspectos como dinâmica, estrutura rítmica, composição intervalar e movimento no registro. Ao f
Per musi. Publicado em: 2012-12
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4. A praga, o monstro de metal e a maravilha de Wanda: em busca do estilo de performance
A defesa por uma performance "autêntica" quase desapareceu sem deixar traços. No entanto, os esforços de Richard Taruskin para contestar o conceito nos anos 80 ainda provoca muitas questões importantes, como o que são as raízes do estilo de performance de música antiga e quais intérpretes tiveram um papel em sua transmissão. Taruskin argumenta que S
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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5. Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno
The aim of our study was to understand how the regression of listening, thought by Adorno, prevents the assimilation by the individual of a knowledge regarding reality from music. We start by investigating the psychoanalytic origin of the concept of regression and the establishment of similarities and distinctions between this concept and its philosophical c
Publicado em: 2009
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6. Centricidade e forma em três movimentos para clarinete e orquestra.
This work aims at providing an overview on the subject of centricity, illustrating several concepts, processes, mechanisms and materials involved in pitch class prioritization which is not well explained by tonal or serial analytical techniques, and refers to a large repertoire which includes works by composers as stylistically diverse as Richard Strauss, Ba
Publicado em: 2009
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7. Bergsonismo musical: o tempo em Bergson e a noção de forma aberta em Debussy / Musical bergsonism: the time in Bergson and the concept of open form in Debussy
Esta dissertação procura estabelecer uma confrontação teórica entre a filosofia da duração de Henri Bergson e o projeto composicional de Claude Debussy, no que diz respeito às estratégias de renovação da noção tradicional de tempo, estratégias que, embora aplicadas a setores distintos, fazem reverberar analogamente o mesmo espírito de época.
Publicado em: 2009
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8. From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos
Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmôni
Publicado em: 2009
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9. O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções / O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções
Através de análises detalhadas de suas canções, este trabalho tem dois objetivos principais: 1) demonstrar a grandeza e a importância da obra de Fructuoso Vianna na história da música brasileira, através do estudo de seu idiomático; e 2) colocar à disposição do público uma edição crítica e completa de sua canção de câmara, para estudo, per
Publicado em: 2007
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10. "Symphony of Psalms by Igor Stravinsky: subsidy for an interpretation." / Sinfonia dos salmos de Igor Stravinsky : subsidios para uma interpretação
Em busca de uma maior compreensão da Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky, tendo em vista sua interpretação dentro de um processo de preparação e execução, o presente trabalho apresenta recursos teóricos, históricos e técnicos bem como aponta elementos interpretativos como subsídios para o desenvolvimento de tal processo. O trabalho é composto
Publicado em: 2006
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11. Villa-Lobos compositional processes, a theoretic guide / Processos composicionais de Villa-Lobos : um guia teorico
This work aims to explore the compositional aspects of Villa-Lobos music, searching his process, techinics and procedures. A great deal of importance was given to the points of contact between Villa-Lobos and his contemporaries as Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Varèse and Bartók. Therefore, a huge amount of works was analysed, written for several instr
Publicado em: 2005