Análise in vitro da adesão e proliferação de osteoblastos sobre a superfície de zircônia tratada por laser de Er, Cr: YSGG (erbium - chromium: scandium, gallium, garnet). / Analysis of in vitro adhesion and proliferation of osteoblasts on the surface of zirconia treated by Er, Cr: YSGG (erbium - chromium: scandium, gallium, garnet).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/02/2012

RESUMO

Em função da inerente resistência, biocompatibilidade e cor semelhante ao dente, a zircônia tem potencial para tornar-se uma alternativa como material para implantes dentários. O objetivo do presente estudo foi investigar a adesão e proliferação de osteoblastos sobre a superfície da zircônia tetragonal policristal estabilizada por ítrium (Y-TZP) irradiada por laser de Er,Cr:YSGG. Quarenta e oito blocos de zircônia Y-TZP (Vita In-Cenam YZ) com dimensões de 5x5x2mm foram divididos, aleatoriamente, em quatro grupos para a irradiação com laser: G1= controle (sem irradiação); G2= 1,5W; G3= 3,0W; G4= 5,0W. Cada bloco foi tratado por 30s com laser de Er,Cr:YSGG (Waterlase, Biolase Technologies Inc), em modo focado, com taxa de repetição de 20Hz, com refrigeração de água e ar. As amostras foram limpas em cuba ultrassônica por 10 min em solução de acetona, álcool etílico e água destilada, e foram esterilizadas em autoclave por 20 min, a 121C sob 2 ATM. Doze blocos de cada grupo foram inseridos em uma placa de 96 poços. Células osteoblásticas do tipo MC3T3-E1 Subclone 4 (ATCC, Manassas, VA, USA) foram cultivadas em meio de cultura MEM α-modificado. As células foram tripsinizadas e semeadas na concentração de 1x104cels/ml. O meio de cultura foi trocado após o primeiro dia. Ao terceiro e sétimo dia, a proliferação celular foi mensurada pelo método colorimétrico de avaliação 3-[4,5- dimethylthiazol-2yl]-2,5 diphenyl tetrazolium bromide (MTT test, Sigma-Aldrich, St. Louis, MO, USA). As células foram fixadas em glutaraldeido e preparadas para microscopia eletrônica de varredura (MEV) para avaliação da adesão e morfologia celulares. Após três dias de incubação, a avaliação pelo método MTT mostrou que as células MC3T3-E1b aderiram e se proliferaram em todos os grupos. Comparado ao G1 (controle), no G2 houve uma proliferação 1,4% maior (p>0,05), no G3 houve uma proliferação 3,1% maior (p<0,05) e no G4 houve uma proliferação 4,5% maior (p<0,01) (ANOVA, Newman-Keuls). Após 7 dias de incubação, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (ANOVA, Newman-Keuls). As imagens obtidas nas análises do MEV demonstraram que, em todas as amostras, os osteoblastos MC3T3-E1 aderiram e se proliferaram. Portanto, a irradiação com laser de Er,Cr:YSGG pode ter contribuído para uma maior proliferação celular sobre as superfícies de Y-TZP. No entanto, após sete dias, a proliferação celular foi similar.

ASSUNTO(S)

laser de er cr:ysgg osteoblastos zircônia tratamento de superfície implantes dentários cultura de células. er cr:ysgg laser osteoblasts zircônia surface treatment dental implants cell culture. odontologia

Documentos Relacionados