AnÃlise do processo anafÃrico em textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino mÃdio de uma escola pÃblica de Cascavel- PR. / Analysis of the anaphoric process in texts produced by students in the third year of High School of a public school in Cascavel-PR.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/03/2012

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de referenciaÃÃo realizado por meio das anÃforas correferenciais recategorizadoras e nÃo correferenciais nos textos pertencentes ao gÃnero redaÃÃo escolar produzidos por alunos do terceiro ano do ensino mÃdio de uma escola pÃblica de Cascavel-PR e verificar de que maneira o produtor do texto lida com o processo de retomada em suas produÃÃes escritas, (re)construindo objetos-de-discurso, os quais permitem verificar juÃzos de valor e propostas argumentativas do produtor do texto. Para isso, procedeu-se à seleÃÃo e a uma anÃlise do corpus constituÃdo por textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino mÃdio de uma escola pÃblica de Cascavel-PR. Pautamo-nos em obras de autores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cogniÃÃo sÃcio-histÃrica e de carÃter eminentemente interativo, tais como Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a, 2007b, 2007c), ApothÃloz e Reichler-BÃguelin (1995, 1999). Observamos que as expressÃes referenciais contribuem para elaborar o sentido, indicando pontos de vista, assinalando direÃÃes argumentativas, alÃm de atuarem na progressÃo e na coesÃo textual. No decorrer da pesquisa, verificamos que a seleÃÃo dos elementos lexicais presentes nos textos representam formas de conceber nÃo somente o tema proposto em sala de aula mas tambÃm de avaliaÃÃo vinculada a um projeto discursivo dos locutores. Consideramos este estudo importante para o ensino, pois contribui para que o professor, a partir das consideraÃÃes de que o processo de referenciaÃÃo pode auxiliar na construÃÃo da argumentaÃÃo, desenvolva a competÃncia linguÃstica do aluno para a produÃÃo textual.

ASSUNTO(S)

referenciaÃÃo objetos-de-discurso anÃlise textual - argumentaÃÃo sociocognitivismo competÃncia linguÃstica produÃÃo textual â processo anafÃrico referentiation discourse objects sociocognitivism argumentation. letras

Documentos Relacionados