Arte Colonial
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13. Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira
RESUMO Este artigo estuda a representação visual da natureza tropical na arte sacra do período colonial brasileiro, entre os séculos XVI e XVIII, época em que as artes visuais do país se desenvolveram no contexto do barroco introduzido pelos missionários católicos. Foi na decoração das igrejas que apareceram algumas das primeiras representações a
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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14. O LUGAR DOS GRAFISMOS E DAS REPRESENTAÇÕES NA ARTE PRÉ-COLONIAL AMAZÔNICA
Resumo Este artigo discute aspectos formais associados à materialidade dos regimes de figuração da cerâmica ritual de duas culturas pré-coloniais tardias da Amazônia - Santarém (1000-1600 d.C.) e as Estearias do Maranhão (775-1045 d.C.) - cujos objetos se sobressaem pela ênfase nas representações figurativas. Seu propósito é evidenciar a estrutu
Mana. Publicado em: 2016-12
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15. Catálogo dos mortos:a cultura latino-americana contemporânea e os inventários do horror
Resumo O texto procura compreender, a partir da obra de quatro escritores e artistas – Juan Carlos Romero, Roberto Bolaño, Nuno Ramos e André Vallias – os significados que inventários, catálogos e listas assumem na cultura latino-americana das últimas décadas, em especial a ligação que mantêm com a reflexão sobre a violência que atravessa, enf
Alea. Publicado em: 2016-04
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16. Quando prolixidade é arte: entendendo os romances francófonos africanos de Ahmadou Kourouma
RESUMOA ficção de Ahmadou Kourouma, escritor africano da Costa do Marfim, tem constituído um desafio para os críticos, sobretudo pelo intenso uso do registro, do léxico e do ritmo africanos com o escopo de criar um novo idioma francês através do malinkê, língua materna do autor. Embora a linguagem seja central para o entendimento da literatura franc
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2015-04
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17. A midiatização das companhias oficiais de dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado / Mediatization of official dance companies in Brazil: communication echoes between the public and the private
No Brasil, quando se fala sobre companhias oficiais de dança, o que primeiro aparece é a negligência do jornalismo cultural no que diz respeito à complexidade do que elas envolvem. O que se sabe sobre seu funcionamento se as mídias silenciam, sem informar sobre os comprometimentos advindos da sua forma de financiamento ser atrelada a leis e decretos que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012
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18. Resistência e utopia: a arte cartográfica de Antônio Vieira / Resistance and utopia: the Antônio Vieiras cartography art
Este estudo pretende analisar alguns aspectos da Arte Epistolar de Antônio Vieira. O foco principal da pesquisa contempla suas visadas, relacionadas à Resistência Poética e à Utopia. Além disso, consideram-se alguns dos seus maiores questionamentos cartográficos e as influências do seu outsiderismo autoral junto aos leitores, sob o contexto barroco-s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
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19. O urbanismo conveniente luso-brasileiro na formação de povoações em Minas Gerais no século XVIII
A formação de povoações na capitania de Minas Gerais no século XVIII estava condicionada a preceitos de decoro, conveniência e adequação. Esses preceitos constituíam regras, doutrinas e costumes muito relevantes à arte luso-brasileira de edificar arquiteturas e cidades naquele tempo. A consideração histórica desses aspectos nos conduz à revisã
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2012-06
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20. Entre o estranho e o familiar: os objetos de Farnese de Andrade / Uncanny: Farnese de Andrade s assemblages
Este trabalho explora a produção do artista Farnese de Andrade, mais especificamente as suas assemblages. Na busca pela singularidade destas, a pesquisa mergulha nas possíveis relações existentes entre elas e o conceito freudiano denominado unheimlich. Tais relações podem ser encontradas em distintos objetos, especialmente nas recorrentes peças nas q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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21. Artes indígenas no Brasil: trajetória de contatos: história de representaçőes e reconhecimentos
The indigenous arts in Brazil have always been an object of interest since the colonial period when the objects produced by the indians, and in some cases the indians themselves, were taken to the Cabinets of Curiosities in Europe, seen as exotic. In visual arts, indigenous culture was represented at first with surprise and value judgments, then with the sci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2011
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22. Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial
A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendoo considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procurase identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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23. Arte e geopolítica: a lógica das interpretações
O artigo tem o objetivo de discutir os critérios geopolíticos de classificação da arte, argumentando que tais critérios obstaculizam a apreciação das artes na sua dimensão estética e sociológica. Os critérios de natureza geopolítica se fundamentam em pares dicotômicos tais como exotismo vs. civilização, centro vs. periferia, nação vs. univer
Sociedade e Estado. Publicado em: 2011-12
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24. The construction of Blackness : the formation of the identity of the intellectual through the experience of Léopold Sédar Senghor (1920-1945) / A construção da negritude : a formação da identidade do intelectual através da experiência de Léopold Sédar Senghor (1920-1945)
Este trabalho propõe-se analisar a trajetória do escritor senegalês Léopold Sédar Senghor (1906-2001) no que tange à criação e participação ativa no movimento artístico e literário conhecido como Negritude. As movimentações literárias dos escritores norte-americanos e a valorização das formas de arte associadas ao negro-africano serão funda
Publicado em: 2011