Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira
AUTOR(ES)
Batista, Eduardo Luis Araújo de Oliveira
FONTE
An. mus. paul.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-04
RESUMO
RESUMO Este artigo estuda a representação visual da natureza tropical na arte sacra do período colonial brasileiro, entre os séculos XVI e XVIII, época em que as artes visuais do país se desenvolveram no contexto do barroco introduzido pelos missionários católicos. Foi na decoração das igrejas que apareceram algumas das primeiras representações artísticas de elementos da natureza local, notadamente as frutas tropicais, produzindo novas combinações junto à tradicional ornamentação fitomórfica europeia, constituída de folhas de acantos e vinhas. Após um levantamento das ocorrências dessas manifestações da temática local na decoração dos templos presentes nas regiões nordeste e sudeste do país, este trabalho aborda, nos textos dos viajantes e missionários produzidos no período, as interpretações cristãs da natureza tropical que permitiram o aproveitamento desses motivos como parte da estratégia de pregação e conversão católica por meio da alegorização moral e religiosa da natureza do Novo Mundo.
ASSUNTO(S)
barroco frutas tropicais iconografia
Documentos Relacionados
- Paraíso tropical: a ideologia do civismo na TVE do Maranhão
- A arte dos sonhos: uma iconografia ameríndia
- Na trilha do manejo científico da floresta tropical: indústria madeireira e florestas nacionais
- Casablanca tropical: a polícia política e a espionagem britânica 1939 1942
- Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial