Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial
AUTOR(ES)
Viana, Fábio Henrique
FONTE
Per Musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-12
RESUMO
A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendoo considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procurase identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar e ensinar os fiéis.
ASSUNTO(S)
arte colonial mineira barroco retórica
Documentos Relacionados
- Maravilha e conhecimento de Tasso a Vico
- Devoções atlânticas: a construção da identidade social e religiosa de cativos e libertos na Bahia colonial
- Conhecimento, arte e formação na República de Platão
- Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira
- Na arena do sagrado: poder político e vida religiosa nas minas de Goiás