Aprendizagem Ludica
Mostrando 1-12 de 87 artigos, teses e dissertações.
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1. Emoções experienciadas no processo de construção de narrativas digitais no Scratch
Resumo: O uso de tecnologias digitais educacionais tem se tornado objeto de pesquisa na atualidade. No entanto, a compreensão das emoções experienciadas durante a utilização de tais tecnologias no ambiente escolar carece de maior pormenorização. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem mista, arquitetando um estudo
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2020-09
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2. Playful educational intervention with schoolchildren on intestinal parasitosis
RESUMO Objetivo: Analisar as intervenções educativas lúdicas no conhecimento de escolares sobre enteroparasitoses. Método: Trata-se de estudo quase-experimental, não randomizado, baseado na pré e pós-intervenção, ocorrido em escola pública de ensino fundamental de um bairro da periferia na cidade de Ribeirão Preto (SP). A população do estudo f
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 16/09/2019
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3. O Uso da Estratégia Gameficação na Educação Médica
RESUMO Introdução O ensino por meio de metodologia ativa vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da educação médica, complementando, ou mesmo substituindo, o método de ensino tradicional. Diante disso, o sistema de gameficação, bem aceito por estudantes, inova, uma vez que o aprendizado se torna lúdico e participativo, contribuindo para a
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2019-03
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4. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares
RESUMO Objetivo: compreender as percepções de adolescentes escolares acerca do uso da mídia social Facebook na aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva, na Estratégia Saúde da Família. Método: estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido com 96 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE que concluíram uma intervençã
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018-04
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5. Atividade Lúdica na Fisioterapia em Pediatria: Revisão de Literatura
RESUMO a criança desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, comportamento emocional e moral por meio da brincadeira e da interação social, que continuam no decorrer da vida. A variedade de jogos e/ou brincadeiras contextualiza e favorece o desenvolvimento motor adequado, sendo fundamental para aprendizagem motora. O presente estudo teve como objetivo
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2017-12
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6. Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil
Resumo: Acreditando que as crianças das camadas populares têm direito de vivenciar situações nas quais possam, na escola, refletir sobre textos de diferentes gêneros escritos, principalmente os literários, e sobre os princípios do sistema de escrita alfabética, objetiva-se discutir o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita envolvendo meninos e m
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2016-12
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7. Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnico
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem por meio de jogos digitais realizada com alunos do ensino médio-técnico de informática. A ideia é aproveitar as habilidades que os alunos possuem com jogos e mostrar como o desenvolvimento de jogos digitais pode auxiliar no ensino de algoritmos e programação de forma lúdica, discipl
Educ. Real.. Publicado em: 2016-03
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8. trabalhando Futsal na escola atraves da ludicidade
A curiosidade deste tema surgiu a partir de experiências vividas na prática de ensino supervisionado, onde as aulas de futsal eram apresentadas sem cunho pedagógico. O objetivo é mostrar nesta pesquisa o futsal como uma atividade lúdica e prazerosa, sem a preocupação da técnica, mas respeitando cada faixa etária e o processo de ensino aprendizagem.
Publicado em: 26/09/2015
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9. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf
Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma ativ
Educ. rev.. Publicado em: 2015-06
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10. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso
O presente artigo tem por objetivo destacar as formas em que a criatividade se expressa na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Assume-se como referencial teórico a concepção de aprendizagem criativa desenvolvida por Mitjáns Martínez. Segundo essa concepção, os processos criativos emergem nos contextos de ação do sujeito, mediante recur
Educ. Pesqui.. Publicado em: 10/04/2015
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11. O potencial narrativo dos lugares destinados às crianças: incursões do grupo de pesquisa em psicologia da infância GPPIN
O texto discute o potencial narrativo dos espaços da infância por meio de estudos sobre significações e práticas socioeducativas destinadas às crianças na Educação Infantil. Fundamentado na Teoria Histórico Cultural, na abordagem ontogenética da Teoria das Representações Sociais em diálogo com a noção de minorias ativas (MOSCOVICI, 2011) e
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2015
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12. A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional
Desde 2008, por lei (Lei 11.645/08), a cultura indígena deve ser inserida no currículo da Educação Básica brasileira. Entretanto, propostas de inclusão fundamentadas na etnomatemática são escassas. O presente trabalho traz uma proposta de recurso didático tecnológico no contexto da etnomatemática xavante: um jogo sobre probabilidade condicional ch
Bolema. Publicado em: 2014-12