Ambientes Colaborativos
Mostrando 25-36 de 70 artigos, teses e dissertações.
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25. Uma extensão do método de avaliação de comunicabilidade para sistemas colaborativos
Sistemas Colaborativos (SiCos) ou groupware são sistemas computacionais destinados a promover a interação entre usuários, para fins de trabalho, ensino ou entretenimento, sem necessariamente os envolvidos estarem no mesmo local, ao mesmo tempo. Nesses sistemas, os usuários precisam interagir não apenas com o software, mas também utilizá-lo para inter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2010
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26. Estratégias multidimensionais para a avaliação da aprendizagem em cursos on-line
Este trabalho traz os resultados de uma investigação de caráter qualitativo, apoiada em descrições provenientes de um curso de especialização on-line colaborativo, com ênfase no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes. A investigação mostrou que, em decorrência das possibilidades abertas às pessoas pelas tecnologias de informação
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Publicado em: 2010-03
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27. Modelagem e aplicação de regras comportamentais em ambientes colaborativos, envolvendo agentes humanos e robóticos / Modeling and applying behavioral rules on collaborative environments, involving human and robotic agents
Historicamente, o termo robô teve sua origem associada à forma humana e também ao seu comportamento. O ser humano desenvolveu, ao longo de seu processo evolutivo, capacidades mentais superiores como a memória, a linguagem, a vontade, entre outras. Tais faculdades permitem-lhe comparar informações obtidas do ambiente e de seus semelhantes com suas recor
Publicado em: 2010
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28. Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identi
Publicado em: 2010
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29. STUDY OF COGNITIVE AND TECHNOLOGICAL PREREQUISITES FOR VIRTUAL LABORATORIES AND COLLABORATIVE VIRTUAL ENVIRONMENTS FOR RADIOPHARMACY / Estudo de pressupostos tecnológicos e cognitivos para aperfeiçoamento de laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais para radiofarmácia
Neste trabalho foram estudadas características gerais de laboratórios virtuais e de ambientes colaborativos virtuais (que formam um ambiente LV/CVE), tanto em seus aspectos tecnológicos quanto com referência ao perfil cognitivo dos profissionais que os utilizam. Em seguida, estudou-se detalhadamente um ambiente LV/CVE o VirRAD, que foi criado para capaci
Publicado em: 2009
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30. Rede overlay de suporte a ambientes virtuais colaborativos em redes veiculares
Os ambientes virtuais colaborativos (AVCs) são ambientes sintéticos 3D compartilhados por múltiplos usuários localizados remotamente, com um objetivo comum, que acessam o ambiente por meio de avatares, representações gráficas do usuário. Os AVCs vêm ganhando campo em dispositivos móveis, como dispositivos de mão, celular, entre outros, através de
Publicado em: 2009
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31. ReActive â Engine reativo de fÃsica
Engines de simulaÃÃo fÃsica vÃm ganhando projeÃÃo, e em breve poderÃo ser incorporados diversos tipos de aplicaÃÃes alÃm de jogos, na busca de comportamentos mais realistas. dissertaÃÃo descreve o ReActive, um engine desenvolvido para uso em aplicaÃÃes de simulaÃÃo fÃsica. Englobando elementos inovadores, como o conceito de reatividade ao in
Publicado em: 2009
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32. INCA: um serviço de segurança para ambientes de ensino colaborativos
Pesquisas no domínio de e-Learning enfocam, principalmente, a maneira como o conteúdo de aprendizado é fornecido aos usuários do sistema, sem considerar os requisitos de segurança na maioria das implementações. Entretanto, as ameaças à segurança não podem ser negligenciadas, principalmente, porque aplicações de e-Learning são construídas sobre
Publicado em: 2009
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33. Um modelo para desenvolver editores colaborativos hierárquicos.
A tecnologia e as técnicas de desenvolvimento web têm permitido a publicação e manutenção de documentos envolvendo um grande número de usuários finais. Existem abordagens para edição colaborativa de documentos, contudo elas não endereçam a edição de documentos grandes realizada por um grande número de usuários. Não existe um modelo de especi
Publicado em: 2009
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34. Atividades de leitura no jornalismo online : a reformulação do discurso jornalístico a partir da participação de leitores escritores
A web se organiza a partir de uma estrutura de linguagem, o hipertexto,que modifica os modelos de comunicação e sociabilidade, exigindo no apenas a adequao técnica dos processos de produção de contedos, mas também transformações mais subjetivas, ligadas especialmente às formas de cognição eprodução de conhecimentos, voltados para o aprendizado c
Publicado em: 2009
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35. Um modelo estrutural de conteúdos educativos para televisão digital interativa / An educative content structure model for interactive television
O trabalho propõe um modelo de estrutura de conteúdos educativos para programas interativos de televisão digital. Seu propósito é fornecer referências para processos colaborativos de produção e organização de conteúdo em redes de aprendizagem coligadas a emissoras de televisão educativa e universitária. A elaboração do modelo teve por base uma
Publicado em: 2009
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36. Capture and access in the production, distribution, presentation and extension of multimedia content / Captura e acesso na produção, distribuição, apresentação e extensão de conteúdo multimídia
Aplicações de captura e acesso (C&A) exploram o paradigma de computação ubíqua para dar apoio à captura automática de informação em experiências ao vivo e à correspondente geração de documentos passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Essas aplicações são potencialmente capazes de simplificar o
Publicado em: 2009