Rede overlay de suporte a ambientes virtuais colaborativos em redes veiculares

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os ambientes virtuais colaborativos (AVCs) são ambientes sintéticos 3D compartilhados por múltiplos usuários localizados remotamente, com um objetivo comum, que acessam o ambiente por meio de avatares, representações gráficas do usuário. Os AVCs vêm ganhando campo em dispositivos móveis, como dispositivos de mão, celular, entre outros, através de jogos e simulações, visando o entretenimento e o conforto do usuário participante. Esses ambientes virtuais requerem uma baixa latência e uma alta escalabilidade para que um grande número de participantes possa interagir em um ambiente consistente e seus usuários não percam a sensação de imersão. Com isso, exige-se uma preocupação maior na estratégia de conexão entre os participantes. Esse cuidado aumenta quando esses ambientes são executados em veículos em movimento, já que as características singulares de uma rede ad hoc veicular (VANETs), como alta mobilidade dos nós, alta velocidade de transmissão e uma topologia altamente dinâmica, requerem uma estrutura complexa que possa superar essas limitações. Essas características nos levam aos desafios da comunicação entre os participantes e à disseminação do resultado das ações de seus avatares no AVC e/ou mudança de estado de um objeto para todos os participantes. A rede de suporte à comunicação deve suportar a entrada de um número crescente de participantes no AVC sem que isso afete a sensação de presença desses usuários. De modo a superar os desafios de escalabilidade e garantir uma visualização uniforme do mundo virtual para todos os usuários em redes VANETs, esse trabalho apresenta o projeto e avaliação de uma rede overlay, mais precisamente uma rede peer-topeer (p2p), que visa prover conectividade entre os usuários participantes de um mesmo AVC, além da atualização de estado de seus avatares e de objetos no AVC para todos os participantes, garantindo que essas informações sejam entregues no menor tempo possível.

ASSUNTO(S)

ambiente virtual ciencia da computacao redes locais de computação peer-to-peer

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