Viola Caipira
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Um paradoxo entre o existir e o resistir: a moda de viola através dos tempos
RESUMO A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira, se aproximando enquanto gênero narrativo das antigas lendas medievais e dos romances de cavalaria ibéricos renascentistas, sendo ainda afluente da cultura moura. Suas temáticas são reveladoras de uma funcionalidade social que, ao transmitirem valores pedagógicos,
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
2. Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel
RESUMO O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
-
3. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
4. A viola embaixatriz de Renato Andrade: contextualização das turnês patrocinadas pela Ditadura Militar e ponderações sobre a face caipira do violeiro
O violeiro mineiro Renato Andrade (1932-2005) teria se apresentado em 36 países entre 1978 e 1983 sob o patrocínio do Itamaraty. Tentou-se estabelecer algumas conexões entre essas turnês e algumas das realizações e diretrizes das Políticas Externa e Cultural da Ditadura Militar. Além disso, procurou-se traçar uma breve biografia e um panorama da car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/01/2012
-
5. Práticas e representações da cultura popular sertaneja: um contador de causos, Geraldinho Nogueira / Practices and representations of popular culture hinterland: a number of "stories, Geraldinho Nogueira
O estudo apresenta a cultura sertaneja em Goiás, suas práticas e representações, a partir do estudo biográfico de Geraldo Nogueira. Para a realização do estudo, analisamos o caipira a partir de suas representações nos discursos realizados por diversos escritores, desde os relatos de Saint-Hilaire em suas viagens pelo interior do Brasil, a concepçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2010
-
6. Práticas e representações da cultura popular sertaneja: um contador de causos, Geraldinho Nogueira / Practices and representations of popular culture hinterland: a number of "stories, Geraldinho Nogueira
O estudo apresenta a cultura sertaneja em Goiás, suas práticas e representações, a partir do estudo biográfico de Geraldo Nogueira. Para a realização do estudo, analisamos o caipira a partir de suas representações nos discursos realizados por diversos escritores, desde os relatos de Saint-Hilaire em suas viagens pelo interior do Brasil, a concepçã
Publicado em: 2010
-
7. O progresso pela viola: análise político ideológica da obra musical de Tonico e Tinoco durante a ditadura militar
Este trabalho faz uma análise política e ideológica da sociedade brasileira durante a ditadura militar, tendo como fonte a obra musical de Tonico e Tinoco. Ao ouvir as canções da Dupla Coração do Brasilpercebia que algumas tratavam do tema progresso de forma diferente de outras canções sertanejas, que o apresentava como elemento desestruturante da s
Publicado em: 2009
-
8. The Brazilian ten-string guitar of Tião Carreiro / A viola caipira de Tião Carreiro
This work is the result of a research on the musical work of the musician and composer Tião Carreiro (José Dias Nunes, 1934-1993). The main focus was to identify the constituent elements and the characteristics of the style of this artist as a viola (Brazilian ten-string guitar) instrumentalist, considering the viola a recognized instrument as the symbol o
Publicado em: 2008
-
9. Modas de Vila e Modos de Vida: A Representações do Rural na Moda de Viola.
This work aims to identify the representations of countryside in songs classified as moda de viola. This type of music began to run on broadcast radio and recorded on discs at the beginning of the decade of 1930 and has always been associated with the rural way of life, more specifically the inhabitants of rural areas limited to the area of caipira culture,
Publicado em: 2008
-
10. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008