User Centered Design
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. MOBILE APP FOR NURSING PROCESS IN A NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT
RESUMO Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo para o processo de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal. Método: estudo metodológico, realizado em um hospital universitário do Sudeste brasileiro, entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018, dividido em quatro etapas: definição de requisitos e elaboração do modelo conceitual; gera
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 07/10/2019
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2. Conceptual framework for designing video games for children with type 1 diabetes
RESUMO Objetivo: apresentar uma estrutura teórica conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudo metodológico desenvolveu uma estrutura conceitual com nove etapas, baseada em teorias de mudança de comportamentos em saúde e na abordagem do desenho centrado no usuário como referencial t
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 18/03/2019
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3. AACVOX: mobile application for augmentative alternative communication to help people with speech disorder and motor impairment
AbstractIntroduction: Communication is a fundamental element for the development of human beings, promoting their coexistence in society. However, changes in muscle tone, associated with cerebral palsy (CP), among other conditions, cause phono-articulatory dysfunctions hindering speech capabilities. Although there are resources for augmentative and alternat
Res. Biomed. Eng.. Publicado em: 2018-06
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4. Desenvolvimento e avaliação do objeto digital de aprendizagem sobre o aleitamento materno do prematuro / Development and evaluation of a digital learning object about breastfeeding of preterm babies
Em um esforço para auxiliar mães e famílias na prática e manutenção do aleitamento materno de bebês prematuros, motivamo-nos a realizar o presente estudo, visualizando a possibilidade de construir um instrumento educativo a fim de auxiliá-los neste cuidado com seus filhos prematuros. Neste sentido, os objetivos do presente estudo são: desenvolver um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/01/2012
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5. Study and proposal for communication and expression tools for online inclusive social networks / Estudo e proposta de ferramentas para comunicação e expressão em redes sociais inclusivas online
Com o desafio de projetar interfaces de usuários que contribuam com a promoção de uma cultura digital entre os cidadãos brasileiros, uma Rede Social Inclusiva (RSI) está sendo desenvolvida no âmbito do Projeto e-Cidadania2. Seu intuito é o de viabilizar o acesso ao conhecimento para maior número de pessoas, independentemente da sua familiaridade com
Publicado em: 2010
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6. Design centrado no usuário de um ambiente de reunião instrumentado / User-centered design of an instrumented meeting environment
A computação ubíqua explora o fato de que é possível embutir em um ambiente sistemas computacionais que transparentemente apóiem tarefas cotidianas do usuário. Sistemas desse tipo podem ser aplicados a diferentes domínios contribuindo, por exemplo, com atividades educacionais, médicas ou administrativas. A captura automática de informação em ambi
Publicado em: 2009
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7. Design multi-dispositivo em contextos de uso alternado e migração de tarefas / Multi-device design in contexts of interchange and task migration
With the miniaturization of digital components and the vast technological development of the past years, society has remarked the redefinition of "personal computers" by the advent of modern mobile devices. Besides the innovation, these handhelds also introduced the challenge to develop multi-device interfaces for today s desktop applications. While some cre
Publicado em: 2008
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8. Centering the Information Architecture in the user / Centrando a arquitetura de informação no usuário
The study analyzes information architecture projects methodologies of websites under the focus of User Centered Design approaches of Information Science and Human-Computer Interaction. The adopted methodology included a literature review, to formulate a theoric model to analyze information architecture project methodologies, and two empirical researches. The
Publicado em: 2007
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9. Desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de usabilidade para produtos e inclusão social / Development of an evaluation tool for products usability and social inclusion
This investigation proposes a new methodological tool for products usability, applied in an evaluation testing with household devices. During recent years, the attention to usability has increased, and efficiency, effectiveness and satisfaction for interaction quality are being emphasized and becoming an important competitiveness strategy. But also usability
Publicado em: 2007
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10. Proposta e implementação de uma interface para motores de jogos interativa e centrada no usuário. / Proposal and implementation of an interactive user-centered interface for game engines.
Game engines are tools to aid the development of computer and video games through software reuse. Once born in a technological environment, present game engines, either commercial or not, are normally worried more about the number of implemented features than usability issues. These characteristics may extend the period of learning-time. To address the goal
Publicado em: 2007
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11. Design interativo de agentes inteligentes de interface para software educativo de MatemÃtica
A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades do uso do computador demonstram sua utilidade no processo de ensino e aprendizagem (Valente 1993). Embora seja notÃrio que mÃquinas como o computador representam avanÃo tecnolÃgico e que existe, nele, um grande potencial como mÃquina de ensinar. Isso nÃo determina que o seu uso ofereÃa
Publicado em: 2006
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12. Design de componentes educacionais sÃncronos
Computer Supported Collaborative Learning has become a teachinglearning paradigm. It deals with different concepts of learning and group interaction. Synchronous collaborative environments aim at facilitating the construction of knowledge and the development of skills among the participants of a group. Synchronous learning components (also called groupware)
Publicado em: 2005