Design interativo de agentes inteligentes de interface para software educativo de MatemÃtica

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades do uso do computador demonstram sua utilidade no processo de ensino e aprendizagem (Valente 1993). Embora seja notÃrio que mÃquinas como o computador representam avanÃo tecnolÃgico e que existe, nele, um grande potencial como mÃquina de ensinar. Isso nÃo determina que o seu uso ofereÃa garantias de desenvolvimento e aprendizagem de conceitos. à necessÃrio, portanto, planejar sua inserÃÃo nas prÃticas escolares e fazer uma avaliaÃÃo criteriosa dos softwares que serÃo utilizados. Dessa forma, avaliar um software educativo significa estimar o seu potencial enquanto ferramenta para aprendizagem de conceitos e, sendo assim, se faz necessÃrio a utilizaÃÃo de tÃcnicas e referenciais teÃricos que possibilitem a verificaÃÃo da aprendizagem ainda durante o seu desenvolvimento. Esta dissertaÃÃo tem como objetivo o design de agentes de interface para uma aplicaÃÃo educativa que visa ao ensino de estruturas aditivas; para tanto a interface educativa que ora propomos foi desenvolvida sob a perspectiva construtivista de aprendizagem, adotada atravÃs do uso de um estilo de interaÃÃo utilizado para criar situaÃÃes capazes de promover a reflexÃo e conduzir o usuÃrio à revisÃo dos seus planos iniciais. Esta interface foi concebida atravÃs de uma metodologia que contemplou a identificaÃÃo do contexto de uso; a anÃlise de competidores; prototipagem rÃpida; e anÃlise qualitativa da usabilidade, comunicabilidade e aprendizagem atravÃs da observaÃÃo dos critÃrios construtivistas de aprendizagem. Durante o seu desenvolvimento, considerou-se constantemente a perspectiva dos usuÃrios representativos em todo o ciclo de desenvolvimento, atravÃs de uma metodologia realizada em interaÃÃo com o usuÃrio e que utiliza os feedbacks do mesmo para melhorar aspectos relativos à usabilidade e a aprendizagem. A proposta pedagÃgica adotada nesta interface foi o reforÃo instrucional, que à fornecido durante a resoluÃÃo de problemas. A tal reforÃo, a literatura sobre educaÃÃo chama de Scaffolding. Por meio da metodologia, foi possÃvel conceber formas de reforÃo condizentes tanto com o usuÃrio, quanto com a tarefa em execuÃÃo. AlÃm das formas de reforÃo, apresentamos uma metodologia capaz de estimar o potencial de uma interface educativa, ainda em seu processo de design e, dessa forma, alinhar as aÃÃes e percepÃÃes do usuÃrio acerca da interface Ãs suas necessidades, as quais serÃo avaliadas em um contexto de uso real

ASSUNTO(S)

projeto centrado no usuÃrio intelligent agents agentes inteligentes user-centered design learning evaluation estilos de interaÃÃo interaction styles avaliaÃÃo da aprendizagem learnware qualitative analysis user models modelos de usuÃrio learnware anÃlise qualitativa ciencia da computacao

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