Teoria Da Computaaao
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Refinamento de Consultas em LÃgicas de DescriÃÃo Utilizando Teoria dos Rough Sets / Query Refinement in Description Logics Using the Rough Set Theory
Refinamento de consulta consiste de tÃcnicas que modificam os termos de uma consulta com o objetivo de alterar os resultados obtidos inicialmente. Para a realizaÃÃo de tal fim, diversas abordagens podem ser aplicadas e diferentes tipos de refinamentos podem ser considerados. Este trabalho propÃe aplicar a teoria dos Rough Sets como uma nova alternativa d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2012
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2. A infinitary system of the logic of least fixed-point / Um sistema infinitÃrio para a lÃgica de menor ponto fixo
A noÃÃo de menor ponto-fixo de um operador à amplamente aplicada na ciÃncia da computaÃÃo como, por exemplo, no contexto das linguagens de consulta para bancos de dados relacionais. Algumas extensÃes da LÃgica de Primeira-Ordem (FOL)1 com operadores de ponto-fixo em estruturas finitas, como a lÃgica de menor ponto-fixo (LFP)2, foram propostas para l
Publicado em: 2007
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3. Algoritmos aproximados para solucionar o problema de Bin Packing unidimensional.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a razÃo assintÃtica de pior caso para alguns algoritmos aproximados utilizados para solucionar o problema de Bin Packing unidimensional ( BPP). Este à um problema clÃssico de otimizaÃÃo combinatÃria que serve de modelo para uma sÃrie de problemas que ocorrem no mundo real. No BPP, dada uma lista com n itens de
Publicado em: 2007
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4. LS-DRAUGHTS â um sistema de aprendizagem de jogos de Damas baseado em algoritmos genÃticos, redes neurais e diferenÃas temporais
O objetivo deste trabalho à propor um Sistema de Aprendizagem de Damas, LS-DRAUGHTS, que visa, por meio da tÃcnica dos Algoritmos GenÃticos (Ags), gerar, automaticamente, um conjunto de caracterÃsticas mÃnimas necessÃrias e essenciais de um jogo de Damas, de forma a otimizar o treino de um agente jogador que aprende a jogar Damas. A aprendizagem deste
Publicado em: 2007
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5. Uma calculadora intervalar em Java
Uma abordagem para controlar os erros de resultados de computaÃÃes numÃricas à utilizar a MatemÃtica Intervalar. A MatemÃtica Intervalar à uma teoria matemÃtica que propÃe solucionar problemas relacionados Ãs inexatidÃes e imprecisÃes que aparecem na computaÃÃo cientÃfica. Dessa maneira, a utilizaÃÃo de tÃcnicas intervalares à uma alternat
Publicado em: 2006
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6. Um Ambiente Computacional de Aprendizagem para MÃtodos de ResoluÃÃo de EquaÃÃes Diferenciais Parciais / An computational environment of learning for methods of resolution partial differentials equations
A anÃlise e soluÃÃo de problemas fÃsicos associados a equaÃÃes diferenciais parciais de um assunto no qual os alunos tradicionalmente encontram muitas dificuldades. As- sim, para auxiliar no processo de aprendizagem de mÃtodos analÃticos e numÃricos para resoluÃÃo dessas equaÃÃes, desenvolveu-se um ambiente computacional de aprendizagem adotando
Publicado em: 2006
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7. Rotas hierÃrquicas e seguras em redes ad hoc.
Redes ad hoc sÃo um tipo de rede sem fio onde as estaÃÃes fazem, tambÃm, o papel de roteadores de pacotes. Como o meio de transmissÃo à o ar, ficam susceptÃveis a diversos tipos de ataques, em suas diversas camadas de protocolos. Uma das camadas mais inseguras à a de roteamento, camada 3 do modelo OSI da ISO. Alguns protocolos de roteamento ad hoc j�
Publicado em: 2006
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8. Sobre a interferÃncia da produÃÃo cientÃfica e tecnolÃgica da universidade no desenvolvimento local : o caso da CiÃncia da ComputaÃÃo
This researchâs central interest was to better understand the way in which the organizations intervene in the local development. The path for this comprehension was traced through a problematization of the articulation between global and local dimensions of the organizational context, using as basis the Institutional Theory. The researchâs main objective w
Publicado em: 2005
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9. ImplementaÃÃo de leis de controle em robÃs mÃveis.
A partir de leis de controle utilizadas para modelagem de robÃs mÃveis, à apresentado a implementaÃÃo das mesmas no robà mÃvel MAGELLAN PRO do LaboratÃrio de RobÃtica MÃvel da DivisÃo de EletrÃnica e ComputaÃÃo desta instituiÃÃo. Em trabalhos anteriores foi desenvolvido a implementaÃÃo para o modelo cinemÃtico, em que sÃo verificados que
Publicado em: 2005
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10. Gerando acompanhamento rÃtmico automÃtico para violÃo : estudo de caso do Cyber-JoÃo / Gerando acompanhamento rÃtmico automÃtico para violÃo : estudo de caso do Cyber-JoÃo
Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composiÃÃo musicais, a geraÃÃo automÃtica de ritmo nÃo tem sido muito discutida na literatura de computaÃÃo musical. Essa tarefa à bastante difÃcil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensÃo musical: os mÃsicos explicam suas escolhas rÃtmicas em alto nÃvel, a p
Publicado em: 2004
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11. Algoritmos para o empacotamento de bins tridimensionais: uma abordagem distribuÃda.
Inicialmente este problema à enquadrado no contexto mais amplo de Corte e Empacotamento e uma forma exata de resolver o problema à apresentada. O problema à NP- Arduo no sentido forte e extremamente difÃcil de ser resolvido na prÃtica, por isso uma atenÃÃo especial aos algoritmos aproximativos e seus desempenhos, nÃo poderia ser omitida. Como resulta
Publicado em: 2002
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12. Um esquema para seleÃÃo de modelos de processo de desenvolvimento de software.
O processo de avaliaÃÃo e seleÃÃo de um modelo de processo para desenvolvimento de software nÃo à uma tarefa simples. Envolve experiÃncias dos desenvolvedores, identificaÃÃo das reais necessidades, conhecimento suficiente do modelo de processo e estudo das alternativas para tomar uma decisÃo. A elaboraÃÃo deste trabalho tem por objetivo proporcio
Publicado em: 1998