Tecnica Klauss Vianna
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
-
1. A experiência dos trabalhadores com a dor crônica / The workers experience with chronic pain
As dores crônicas relacionadas ao trabalho (LER/DORT e lombalgias) atingem grande quantidade de trabalhadores do mercado formal e informal, causando dor, sofrimento emocional e limitação da capacidade para a execução de atividades sociais cotidianas, como as de trabalho e de lazer. Essa pesquisa qualitativa teve como objetivos: identificar e analisar a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
2. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
3. Singing as th expression of anindividuality / Canto como expressão de uma individualidade
Este trabalho busca refletir sobre a questão da percepção corporal na formação do cantor e na construção da expressividade na prática do canto. Apoia-se na ideia de que cada corpo carrega sua história e que o canto se faz na materialidade da voz moldada pelos movimentos desse corpo. Procurando resgatar a conexão entre corpo e emoção/pensamento/se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2012
-
4. Which is the body dances? : dance and somatic education for building a scenical body / Qual e o corpo que danca? : dança e educação somatica para a construção de um corpo cenico
The present work has as objective to deepen into the research of Klauss Vianna Technique as a corporal practice for constructing a scenic body by means of analyzing a personal process stemming from my experience as dancer, instructor and researcher of the movement. This thesis has four main axels: understanding Viannas principles and their unfolding on a c
Publicado em: 2010
-
5. Mulheres de Pedra : estudo das sensações de movimento presentes na obra da escultura francesa Camille Claudel / Women of Stone : study of senstions of moviment present in frech sculptress Camille Claudel s work
Esta pesquisa tem como foco central elaborar uma reflexão sobre o processo criativo em Dança nas possível interfaces entre as linguagens artísticas - Escultura e Dança - através da análise das relações de vizinhança presentes entre a obra da escultora Camille Claudel (França: 1864-1943) e a Dança Contemporânea. A exuberante presença de sensaç�
Publicado em: 2010
-
6. A técnica como dispositivo de controle do corpomídia / Technique as an Instrument of Bodymedia Control
Corporal technique has been defined by Western Common Sense as being a mechanical repetition that disciplines the body with a specific purpose in mind. This thesis proposes to destabilize traditional dichotomies of the theory-practice and mind-body type that have been responsible for the longevity of some ontological metaphors such as the body-recipient and
Publicado em: 2010
-
7. Sobre treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos.
Como os treinamentos técnicos de dança criam domínios específicos de problemas, e como estão relacionados à atividade criativa e, principalmente, ao aprendizado? Descrevemos e analisamos treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos, uma noção recentemente sistematizada por Andy Clark. Artefatos cognitivos são artefatos n�
Publicado em: 2008
-
8. Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência / Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência
It investigate the role of the body in the animation theater, a theatrical gender that uses masks, puppets and objects as its main way of expression. The actor of this theater, known as actor-entertainer, actormanipulator or actor-puppeteer, has as his main characteristic the expression through the material elements mentioned above. Aim: to propose a basic b
Publicado em: 2007
-
9. O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho
O presente trabalho busca refletir acerca de uma proposta de trabalho com o cantor lírico que atrela seu desenvolvimento artístico ao pessoal. A abordagem aqui apresentada é de base psicanalítica, fundamentada principalmente na postura do chamado Grupo dos Independentes. Os referenciais teóricos adotados, além de Freud, são Michael Balint e Hans Loewa
Publicado em: 2007
-
10. A escuta do corpo : abordagem da sistematização da tecnica Klauss Vianna / Listening to one s body : an approach to Klauss Vianna s technique systematization
This work is based on the principies developed by the professor and researcher Klauss Vianna (1928-1992), who dedicated approximately forty years of his life to a work of obssrvationand research on body structures and human movement, later systematized by his son Rainer Vianna (1958-1995) and his daughter-in law, Neide Neves, resulting in today s known Klaus
Publicado em: 2005
-
11. O movimento como processo evolutivo gerador de comunicação - técnica Klauss Vianna
Esta dissertação tem como objetivo fazer uma releitura de alguns conceitos desenvolvidos pelo professor, pesquisador e preparador corporal Klauss Vianna em sua pesquisa sobre o corpo e suas possibilidades de comunicação. Klauss desenvolveu seu trabalho entre 1950 e 1992 e sua prática mostra-se compatível com várias linhas do pensamento contemporâneo
Publicado em: 2004