Teatro Pos Dramatico
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13. Filosofia e teatro à luz do pensamento benjaminiano: alegoria barroca, interrupção brechtiana e teatro pós-dramático
The objective of this dissertation is to study the concepts of baroque allegory and Brechtian break in the light of Benjamin s thought, in order to understand the closeness that these concepts establish between the fields of philosophy and theater art through the concept of Darstellung (presentation / exposure). The proximity between theater and philosophy i
Publicado em: 2010
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14. Smoked Love: estudos sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo
This present research elaborates a reflection on contemporary actors dramaturgy and performance, contextualizing the current treatrical production in the assumptions of the postdramatic theatre, - conceptualized by Hans-Thies Lehmann -, and taking as a pratical experiment the play Smoked Love. It examines the key changes from the dramatic theatre to the post
Publicado em: 2010
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15. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
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16. Jorge Andrade e a trilogia da procura
A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado. A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montage
Publicado em: 2010
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17. Repercussões de Brecht, o pós-dramático e as novas tecnologias em Máquina de Pinball.
Este trabalho pretende investigar a repercussão do teatro épico-dialético brechtiano, principalmente no que se refere à questão do distanciamento alcançado através da ironia, aliada às questões levantadas pelo teatro pós-dramático. A saber: o performático, as novas tecnologias e a nova forma de recepção espetacular em um trabalho específico, q
Publicado em: 2009
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18. "La Ilíada" por César Brie :: um canto de memória, luto e história
Esta dissertação examina as relações entre o teatro e a literatura na peça La Ilíada (2000), do escritor, dramaturgo e diretor argentino César Brie (1954-). A análise tem como eixo principal os conceitos de performance, intertextualidade e tradução teatral. A partir da perspectiva da memória, desenvolvem-se reflexões sobre o caráter performátic
Publicado em: 2009
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19. Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada,
Publicado em: 2009
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20. Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola
Com a publicação da lei n. 9394/96, a arte integra-se ao currículo do ensino básico como área de conhecimento. Neste ensaio, problematiza-se essa nova condição da arte na escola, refletindo a particularidade da experiência artística em relação às outras disciplinas, de modo a não se descaracterizar o que é próprio dela. A partir do entendiment
Educação em Revista. Publicado em: 2008-12
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21. Dramaturgia angolana no pós-colonialismo : sujeito, nação e identidade na obra de José Mena Abrantes
O presente trabalho analisa, através do teatro, a expressão cultural da herança colonial e das conseqüências da crise político-social em Angola com base na análise de três dramas de José Mena Abrantes: Sem Herói nem Reino ou o Azar da Cidade de S. Filipe de Benguela com o Fundador que lhe Tocou em Sorte (1997), Ana, Zé e os Escravos (1980) e Amês
Publicado em: 2007
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22. O teatro pós-dramático na escola / The post-dramatic theater in the school
With the publication of the law Nº9.394/96 in Brazil, which one transforms artistic activities in knowledge area of the school curriculum, appears the necessity of thinking about a theater learning accordingly with the contemporary culture. This research theoretical-practical, in essence artistic-educational, look for a way of articulate a specific theater
Publicado em: 2007
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23. "O Plantador de Naus a Haver" sob a óptica da intertextualidade / "The planter of ships-yet-to-be" under an intertextual approach
A presente dissertação propõe o estudo da vida e obra da autora portuguesa Júlia Nery, mais especificamente, a análise de uma de suas peças de maior cunho intertextual: O plantador de naus a haver. Para tanto, é feito inicialmente um relato de como se deu o processo de pesquisa de sua produção literária, desde o primeiro contato com a peça no curs
Publicado em: 2006
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24. DIMENSIONS PERFORMATIVES DE L¿EXPÉRIENCE THÉÂTRALE CONTEMPORAINE: UN DIALOGUE CONSTRUCTIVISTE AVEC RENÉ POLLESCH / ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH
Esta tese se propõe à construção de uma perspectiva teórica que observe determinados experimentos teatrais contemporâneos a partir de sua performatividade e de possíveis deslocamentos entre a atividade teórica e a prática teatral. As proposições de Hans Ulrich Gumbrecht, bem como as pesquisas da teórica do teatro Josette Féral ¿ buscando integr
Publicado em: 2001