Teatro Moderno
Mostrando 1-12 de 51 artigos, teses e dissertações.
-
1. A farsa do vilão arrependido: François Villon e o teatro burlesco medieval na França
Resumo A imagem contemporânea de François Villon remonta ao final do século XIX, quando o poeta medieval foi considerado pela historiografia literária o criador do lirismo moderno na França. No entanto, há diversas evidências de que os testamentos de Villon pertencessem ao gênero do teatro burlesco medieval chamado de “monólogo dramático”. Essa
Alea. Publicado em: 2017-12
-
2. Modernidade dramática em dois tempos: Carlos Alberto Soffredini e uma homenagem a Nelson Rodrigues
resumo Este artigo tem como proposta aproximar De onde vem o verão (1989-90), de Carlos Alberto Soffredini, de Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, compreendendo as múltiplas referências textuais e intertextuais existentes na peça de Soffredini. Para isso, consideram-se na obra desses autores dois momentos de modernidade dramática, tendo em vis
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
3. Severo Sarduy: teoría y práctica de un teatro de la estética
Resumo Tomando como ponto de partida uma cena tardia (e em vários sentidos, de retorno simbólico à origem) da vida de Severo Sarduy, o artigo se propõe caracterizar a relação de resistência do autor com seu presente de inicios dos anos 90, projeta-a ao nosso e ler nesse ponto, ao mesmo tempo, uma forma de assunção dos paradoxos do moderno - abertura
Alea. Publicado em: 2017-04
-
4. Rotas francesas para o teatro moderno
Parte do livro:A luz na gênese do espetáculo
Autor(es): Tudella, Eduardo
EDUFBA. Publicado em: 2017
-
5. Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura
Resumo O desenvolvimento do edifício teatral moderno, iniciado no Renascimento, respondia não só às necessidades técnicas das artes cênicas, mas, e sobretudo, às prerrogativas da vida cortesã e posteriormente burguesa como ambiente primordial de sociabilidade. Desse modo, o teatro lírico, enquanto espaço, seria tema para a pintura a partir do sécu
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
6. A publicidade como o teatro do Estado moderno
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 31/10/2016
-
7. Lessing, um espírito livre. Sobre o aforismo 103 de O Andarilho e sua Sombra
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o aforismo 103 de O Andarilho e sua sombra, intitulado "Lessing", com a finalidade de mostrar a confrontação de Nietzsche com o pensamento do grande ensaísta, poeta e dramaturgo, considerado o criador do teatro moderno alemão. Esta confrontação tem como ponto de partida no aforismo acima referido a questão
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2016-06
-
8. Teatro e política na obra de Almeida Garrett: do setembrismo ao cabralismo (1838-1843) / Theatre and politics in the Almeida Garrett s work: stembrism to the cabralism (1838-1843)
Almeida Garrett engajou-se como liberal participando dos acontecimentos políticos de seu país. Após a Revolução de Setembro de 1836, Passos Manuel convida-o para estruturar o teatro português, tendo em vista que é considerado um meio de civilização. Garrett elabora um plano baseado em três pontos fundamentais: a construção de um edifício (futuro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
-
9. Grupo Espanca!: arranjos poéticos para uma cena contemporânea
Esta pesquisa procurou discutir por meio do grupo mineiro Espanca! e dos seus espetáculos Por Elise, Amores Surdos e Congresso Internacional do Medo a abordagem contemporânea que os elementos da palavra, do espaço e do tempo se arranjam de forma a trazer a tensão de ruptura e apropriação dos conceitos do teatro moderno. Com a pesquisa focada no trabalh
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
10. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
-
11. Cruzando os mares: os grupos Opinião e Teatro Moderno de Liboa - resistência e contestação político-cultural na década de 1960
Teatro social e teatro engajado são denominações que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de inflexão estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Este artigo aborda os sentidos de resistência e contestação político-cul
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2012-06
-
12. O teatro de Nelson Rodrigues : moderno e nacional
Este trabalho tem o objetivo de analisar duas peças de Nelson Rodrigues, Álbum de família e Os sete gatinhos, à luz das teorias sobre o drama expostas por Peter Szondi em Teoria do drama burguês e Teoria do drama moderno. Verifica-se a relação dessas obras de Nelson Rodrigues com o gênero literário ¿drama¿. As alterações que tal gênero sofreu a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012