Teatro Moderno
Mostrando 13-24 de 51 artigos, teses e dissertações.
-
13. O quebra-nozes de Machado de Assis: crítica e nacionalismo / The Machado de Assis nutcracker: criticism and nationalism
Esta tese visa a analisar três perspectivas nacionalistas oferecidas pela obra crítica de Machado de Assis. Buscamos, inicialmente, a feição intelectual do jovem Machado no interior do projeto romântico-nacionalista, com o qual estava alinhado e do qual se afastaria paulatinamente. Para tanto, foi cotejado, inicialmente, com dois militantes daquele naci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
-
14. Caligrafia apagada : silêncio na escrita de Esperando Godot / Off calligraphy : the silence on the play Waiting for Godot
Considerando o Silêncio como um elemento inerente aos processos de criação do teatro moderno, esta pesquisa dedica-se à investigação do Silêncio na obra "Esperando Godot", de Samuel Beckett, construindo cuidadosa reflexão sobre a sua presença em categorias específicas da dramaturgia beckettiana. As inquietações que surgiram ao longo da pesquisa c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
15. Relações comunicativas no processo de criação teatral: o diretor dramaturgo
A partir do monólogo, aqui chamado forma teatral elementar, estudar o processo de criação artística da direção teatral. A importância assumida pela figura do diretor teatral nas últimas décadas aponta para o surgimento de uma nova dramaturgia, a dramaturgia da encenação teatral. O diretor de teatro moderno assume papel de destaque no espetáculo c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
-
16. Cão sem dono: focalização e construção da Personagem na adaptação fílmica do romance Até o dia em que o cão morreu
A narratologia tem se mostrado um fecundo campo de estudo na reflexão da linguagem audiovisual. Isto porque, desde a sua origem, o cinema foi incumbido de exercer o papel de ser uma nova expressão artística capaz de contar histórias. Esta sua tendência adquire diferentes feições tendo em vista o contexto de produção e as diversas formas de articula�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
17. O sentido da música em F. Nietzsche
O sentido da música em Friedrich Nietzsche é um dos principais temas da produção intelectual do jovem filósofo, professor de filologia e compositor musical. A existência humana no mundo é investigada a partir da origem da arte trágica na Grécia antiga em relação com a arte trágica na modernidade do contexto de Nietzsche. A inovação do pensament
Publicado em: 2011
-
18. História e ficção na construção do conflito trágico Em as bruxas de salém, de Arthur Miller
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre história e ficção na construção da peça The Crucible (As Bruxas de Salém, 1953), de Arthur Miller. Após situar o leitor no teatro moderno norte-americano e na vida do autor, buscando assim enquadrar os estudos do texto no contexto da época de Miller, visando uma interpretação que
Publicado em: 2011
-
19. Tradução da tragédia As Fenícias, de Eurípides, e ensaio sobre o prólogo (vv. 1-201) e o primeiro episódio (vv. 261-637) / Translations of Euripides Phoenissae and essay on the prologue (vv. 1-201) and the first episode (vv. 261-637)
Destinada ao público não especializado na questão da poesia dramática grega, a pesquisa de doutorado tem como foco principal a tradução em prosa da tragédia As Fenícias, de Eurípides. Apresenta-se, também, um ensaio sobre o prólogo e o primeiro episódio, possibilitando aos leitores da tragédia compreender um aspecto por vezes esquecido, mas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2010
-
20. Espelho de enganos, teatro de verdades: um estudo sobre a mística que sustenta o estado português e a defesa do governo pelo bem comum nos seiscentos
Esta dissertação se detém na análise da dinâmica das relações de poder que caracterizaram a Monarquia portuguesa no contexto da Restauração ocorrida em 1640. Pretende-se perceber até que ponto a condução da res publica e as relações de poder mantidas entre o Rei a cabeça do corpo político português e seus súditos dentro e fora do Reino esti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
-
21. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
-
22. A concepção do trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues / The concept of tragic in Nelson Rodrigues plays
A obra dramática de Nelson Rodrigues está profundamente ligada a certa noção de trágico, seja pela perspectiva pessimista com que a vida é retratada em seus textos, seja pelo final de derrocada a que suas personagens estão sujeitas. A presente tese de doutorado teve como objetivo principal investigar a concepção do sentido de trágico nesta obra. Pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2010
-
23. Eugene O'Neill e a tragédia moderna
Considerado o maior dramaturgo dos Estados Unidos e uma das maiores expressões do teatro do século XX, Eugene O'Neill, durante toda a sua trajetória, teve um propósito claro de recriar a tragédia conforme os parâmetros de sua época. Este texto divide-se em três partes: a primeira trata de aspectos de sua biografia; a segunda, de sua obra; e a terceir
Estudos Avançados. Publicado em: 2010
-
24. Jorge Andrade e a trilogia da procura
A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado. A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montage
Publicado em: 2010