Teatro De Bonecos
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. Só, mas bem acompanhado: atuação solo e animação de bonecos à vista do público / Alone, but in good company: soloist performance and puppet manipulation visible to the audience
This thesis deals with puppet manipulation visible to the audience, focusing on soloist performance. The field of study is defined by the first four editions of the International Puppet Festival, in Florianópolis FITAFloripa, during the years 2007 untill 2010. First of all there are reflexions about different kinds of didacticism in Puppetry, the different
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
-
2. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
Essa pesquisa se inicia na busca da compreensão de uma dramaturgia para o teatro de animação. A partir de um reconhecimento de especificidades desse teatro, percebe-se que a dramaturgia como texto não abarcaria todas as necessidades que essa forma de espetáculo se utiliza como técnicas discursivas. Compreendendo, portanto, relações como a do ator com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2011
-
3. Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca / Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca
Nascido em 1898 no interior de uma Espanha rural excessivamente católica e aristocrática, Federico García Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra teatral, impossível de ser separada de sua poesia, tornou-se bastante conhecida por sua envergadura trágica e por sua universal e recorrente temática de amor, mor
Publicado em: 2011
-
4. Dadi e o teatro de bonecos: memória, brinquedo e brincadeira
O teatro de bonecos é a temática desta dissertação de mestrado, com um recorte para tratar da Memória, Brinquedo e Brincadeira, focado especialmente em uma Calungueira, fazedora de bonecos, Maria Ieda da Silva Medeiros, conhecida por Dadi. Atualmente com 71 anos, Dadi reside em Carnaúba dos Dantas/RN e não se restringe apenas a botar os bonecos para b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/11/2010
-
5. Fronteiras invisíveis e territórios movediços entre o teatro de animação contemporâneo e as artes visuais: a voz do pincel de Álvaro Apocalypse
Partindo da premissa que o teatro de animação contemporâneo hibridiza-se com outras linguagens artísticas, torna-se necessário desvelar a co-existência de fronteiras nestas linguagens. A investigação aborda fundamentalmente as múltiplas relações e cruzamentos entre o teatro de animação contemporâneo e as artes plásticas/visuais, apoiando-se no
Publicado em: 2010
-
6. Representações culturais no giramundo teatro de bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de um baú de fundo fundo, Cobra Norato e os orixás
Nesta dissertação observo de que maneira os artistas do Giramundo Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Animação de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apropriaram de representações culturais brasileiras tais como causos e histórias, canções, danças, falares e regionalismos lingüísticos, lendas, mitos, personagens, crenças, práticas, costumes e fa
Publicado em: 2010
-
7. Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
O presente trabalho buscou compreender a importância do brincar com Teatro de Bonecos para o desenvolvimento infantil. Entende-se que a Educação Infantil tem como um de seus objetivos pedagógicos a instrumentalização das crianças pequenas, para a construção gradativa de linguagens e conhecimentos cada vez mais amplos. Para fundamentar as proposiçõ
Publicado em: 2009
-
8. A materialidade no teatro de animação
Este estudo verifica e descreve como a materialidade se constitui no Teatro de Animação a partir da observação de duas montagens cênicas, A mala de Ofélia e Pode Ser ou Dá Na Mesma, uma voltada para o Teatro de Bonecos e a outra para o Teatro de Sombras. Os objetivos desta pesquisa são: a identificação dos elementos que compõem a materialidade do
Publicado em: 2009
-
9. Physical educational professional performance in Health Local Services : as puppets interactive theater case for leprosy control / Atuação do profissional de educação fisica em serviços locais de saude : o caso de teatro interativo de bonecos no controle da hanseniase
As várias denominações que surgiram ao longo do tempo para identificar o objeto de estudo da Educação Física (EF), como ciência que trata da aptidão física, dos exercícios físicos, conferiram a ela características que a reconheciam a partir de proposta biologicista, onde os desenvolvimentos físico e motor eram entendidos como capazes de promover
Publicado em: 2008
-
10. Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência / Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência
It investigate the role of the body in the animation theater, a theatrical gender that uses masks, puppets and objects as its main way of expression. The actor of this theater, known as actor-entertainer, actormanipulator or actor-puppeteer, has as his main characteristic the expression through the material elements mentioned above. Aim: to propose a basic b
Publicado em: 2007
-
11. Abordagem cultural na pratica pedagogica : uma experiencia com o teatro de bonecos
A pesquisa enfoca o trabalho artístico e suas potencialidades para o aprendizado e a formação dos indivíduos. Nossa experiência referenda-se a um grupo de Teatro de Bonecos e nosso locus é a escola pública, enquanto lugar de encontro, entre o espetáculo teatral e a reação da platéia. Esta ação cultural que rompe com as rotinas escolares, pode in
Publicado em: 2006
-
12. O processo criativo com os bonecos de luva : magia, mimetismo, ludicidade, poesia e símbolo.
This research focuses the apprentices and educators? creative process, having the glove puppets created out of papier mâché, as mediating instruments in this experience with theater-education. Starting with considerations and an analysis aboutthe teaching-learning relation, lived experiences and questions about the process experimented with apprentices of
Publicado em: 2005