Teatro Da Experiencia
Mostrando 1-12 de 207 artigos, teses e dissertações.
-
1. O TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO DE SÃO PAULO, 1945-66
RESUMO Trato da experiência do Teatro Experimental do Negro de São Paulo, companhia teatral menos conhecida que o grupo no qual se inspirou, o Teatro Experimental do Negro do Rio de Janeiro, criado em 1944. Analiso a formação do grupo, propostas, parcerias e engajamentos antirracistas e anticolonialistas, assumidos entre 1945 e 1966. Acervos de jornais e
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
-
2. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
-
3. Yoko Ono: impasses e instruções
Resumo Neste trabalho investigo a prática performática de Yoko Ono em diversos impasses que ela coloca, a saber: criar e exteriorizar a produção, impasse entre crise e percepção/representação, entre instrução e a desalienação e entre a experiência do olhar e iluminação total. A prática performática de Yoko Ono se apresenta como uma experiên
Alea. Publicado em: 2020-08
-
4. A IDEOLOGIZAÇÃO DE “ROUSSEAU” NO TEATRO DA REVOLUÇÃO FRANCESA
RESUMO O objetivo deste artigo é ressaltar o impacto das manifestações dos sans-culottes nas ruas de Paris entre 1792 e 1794 e da politização do debate público sobre a ideologização de Rousseau. De fato, no teatro da Revolução Francesa a mobilização do povo parisiense representa a referência “real” das discussões e polêmicas que se desenvo
Kriterion. Publicado em: 2020-08
-
5. Das artes visuais ao “multidisciplinar” em 1986: uma feira artística na Argentina pós-ditadura
Neste artigo, analisam-se as características da terceira edição da feira El Arte en Córdoba, realizada na homônima cidade argentina no ano de 1986. A reconstrução desse episódio implicou o trabalho com fontes escritas, orais e visuais, conformando um arquivo de documentos até o presente inexistentes. Dita feira foi uma experiência significativa, re
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
6. Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1
resumo O artigo propõe um debate a respeito do teatro tardio de Samuel Beckett a partir do conceito de paródia, tal como utilizado por Theodor W. Adorno e Hans-Thies Lehmann para pensar tanto a crise do drama quanto as possibilidades de sua superação. Nesse contexto, a peça Aquela vez é analisada como um caso singular de seu teatro tardio. As relaçõe
Estud. av.. Publicado em: 2020-04
-
7. TRADUÇÃO DE TEATRO PARA LÍNGUAS DE SINAIS: ENSAIO SOBRE CORPO E (IN)VISIBILIDADE
Resumo A discussão proposta neste artigo parte de uma inquietação, a de que uma parte da população, a comunidade surda, não tem acesso (ou pouco possui, mas sem vinculação as preocupações estéticas) ao teatro produzido pela comunidade majoritária, os ouvintes. Das diferentes questões envolvidas nessa situação, propomos discutir a da (in)visibi
Cad. Trad.. Publicado em: 2020-04
-
8. Poéticas do dilaceramento e da desolação: Bernardo Carvalho e Sergio Chejfec
Resumo Este trabalho consiste em uma análise de como as narrativas contemporânea brasileira e argentina, especificamente os romances Teatro (1998), do escritor brasileiro Bernardo Carvalho, e Los incompletos (2004), do argentino Sergio Chejfec, ficcionalizam diferentes poéticas da experiência contemporânea, com ênfase principalmente na impossibilidade
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
-
9. A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin
RESUMO O presente texto tem como objeto a organização da sociedade atual, afetada e impactada pela tecnologia, cenário no qual o aparato sensorial é profundamente afetado por diversas modalidades de comunicação interativa. Nesse contexto, apresenta-se uma reflexão sobre as formas pelas quais o espectador interatua com as proposições cênicas e uma a
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
10. O Teatro da Experiência coreografado por Pina Bausch
Resumo: Um teatro no qual o espectador é envolvido em todos os seus sentidos, oferecendo condições de acolhimento. Na obra de Pina Bausch, o comportamento do corpo cotidiano não será apenas uma questão de estilo; sua dança desenvolve conteúdo, com grafia própria e convida o espectador a experimentar uma realidade poética. Para isso, o artigo aprese
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
-
11. Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
RESUMO A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela
Educ. rev.. Publicado em: 2018-04
-
12. Presença e Micropolítica do Sensível: Ouverture Alcina, um caso de composição pós-dramática
Resumo: A noção de presença provoca um intenso debate no campo das artes cênicas atuais. Este texto apresenta um panorama das teorias recentes e propõe uma abordagem ao estudo da presença sob o prisma das epistemologias das práticas do corpo e do gesto, bem como da noção de afeto (Massumi, 1995; 2015). A análise do espetáculo Ouverture Alcina, um
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12