Suassuna Ariano 1927
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1. Quem arrisca perde e ganha: um estudo sobre O sedutor do sertão, de Ariano Suassuna
RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar um romance de Ariano Suassuna (1927-2014) publicado postumamente: O sedutor do sertão (2020). Apesar de seu aspecto deleitável (o que poderia gerar a impressão de uma escrita facilitada), O sedutor do sertão se mostra uma obra de ampla complexidade compositiva. Fatos históricos da Paraíba, motivos populares,
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. No lugar dos pastores: sobre algumas obras esparsas de Ariano Suassuna
RESUMO Poucos sabem que o escritor Ariano Suassuna (1927-2014) era também artista plástico, tendo, inclusive, ilustrado algumas de suas próprias obras e produzido gravuras divulgadas e/ou vendidas esparsamente. Este ensaio tem o objetivo, justamente, de analisar algumas dessas gravuras de Suassuna, principalmente uma intitulada “O presépio e nós – P
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-04
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3. A intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassuna
Este trabalho tem como tema a relação intertextual entre peças teatrais de Plauto, Molière e Suassuna estabelecida a partir da recorrência de temas e de caracteres desenvolvidos pelo comediógrafo romano na composição da comédia clássica. Para a contextualização das comédias na história e na literatura, foi abordada a questão do riso e do cômi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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4. TristÃo e Isolda: em torno do que remanesce / TristÃn e Isolda: todo lo que sigue siendo
O Romance de TristÃo e Isolda à uma obra do francÃs Joseph BÃdier, escrita com o intuito de estabelecer uma ligaÃÃo entre as versÃes medievais escritas nos sÃculos XII e XIII. TristÃo e Isolda sÃo personagens que, no entanto, nos levam a um passado ainda mais longÃnquo, pois possuem uma raiz celta, atestada pelos seus arquÃtipos. A partir dessa c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/09/2010
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5. ResÃduos culturais e literÃrios do medievo europeu cristalizados na identidade do herÃi sertanejo / Waste cultural and literary medieval European identity crystallized in the backcountry hero
The Romance of the Stone Kingdom is narrated by the protagonist Pedro Dinis Ferreira Quaderni that after being arrested by authorities of the Estado Novo in Taperoà writes his epic, his memorial, from the stories of their ancestors. The imagery that colors the stone of the kingdom in a fantastic setting in which the transfiguration of the world backcountry
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2010
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6. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
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7. As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna / The iberian and popular roots of the theater of Ariano Suassuna
Este trabalho tem por objetivo fazer um recorte das obras de Suassuna, em especial as peças Auto da Compadecida e A Pena e a Lei, procurando mostrar como essas obras dialogam com a tradição ibérica e popular desde os autos vicentinos e a literatura de cordel, até as farsas e o pícaro ibérico, trazendo para a realidade brasileira do séc. XX toda uma m
Publicado em: 2009
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8. O sagrado e o profano n Pedra do Reino: o riso residual do medievo / The Religious and Profane at The Stone of the Kingdom: the humor arising from Medieval Times.
The Novel Stone of the Kingdom and the Prince of the Blood-and-Go Round, by Ariano Suassuna, is the corpus of this dissertation. In order to try to understanding the humorous symbolism of the narrative, this research is based on the thematic trends related to religious and profane traditions arising from Medieval Times. This paper aims to present some simila
Publicado em: 2009
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9. A literatura de Ariano Suassuna na tv : um estudo de formação estética
A presente dissertação trata de relações entre mídia e educação; de forma mais específica, analisa as minisséries televisivas O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, a partir das quais estabelece articulações, tendo como foco a formação estética. Pergunta-se de que modo as duas produções televisivas permitem, através de seus personagens e
Publicado em: 2008
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10. The Auto da Barca do Inferno and Compadecida and Barca do Motor Fora de Borda in a perspective of the morality / Os Autos da Barca do Inferno, da Barca do Motor fora da Borda e da Compadecida sob a óptica da moralidade
O presente trabalho tem por objetivo analisar as peças teatrais O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, elaborada durante o medievalismo português, o Auto da Barca do Motor Fora da Borda, de Luís de Sttau Monteiro, pertencente ao modernismo, e o Auto da Compadecida, brasileiro e contemporâneo. Serão traçados paralelos existentes entre eles, identif
Publicado em: 2008
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11. Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna / De los mitos a la picaresca: un paseo residual por el Auto de la Compadecida, de Ariano Suassuna
Analisa os aspectos residuais constantes no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O enfoque teÃrico utilizado à o da residualidade, mÃtodo investigativo de Roberto Pontes. Nesse mÃtodo, buscam-se resquÃcios literÃrios e culturais, principalmente do medievo, nas manifestaÃÃes literÃrias e culturais da contemporaneidade. O Auto da Compadecida se co
Publicado em: 2007
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12. A pena e a lei: zona de confluência popular e medieval
O presente estudo, ao analisar a peça A Pena e a Lei, procurou resgatar as fontes utilizadas por Ariano Suassuna, seu autor, na Cultura Popular do Nordeste. A obra de Suassuna está baseada na cultura popular nordestina e em suas manifestações, seja nas festas do povo, na literatura de cordel, nos desafios dos cantadores, no Romanceiro Popular do Nordeste
Publicado em: 1996