A pena e a lei: zona de confluência popular e medieval

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1996

RESUMO

O presente estudo, ao analisar a peça A Pena e a Lei, procurou resgatar as fontes utilizadas por Ariano Suassuna, seu autor, na Cultura Popular do Nordeste. A obra de Suassuna está baseada na cultura popular nordestina e em suas manifestações, seja nas festas do povo, na literatura de cordel, nos desafios dos cantadores, no Romanceiro Popular do Nordeste, seja na sua produção literária culta. Toda essa cultura nordestina, por sua vez, recebeu a produção cultural popular da Idade Média em seu bojo, adaptando-a à sua realidade mas mantendo mantendo-se fiel àquela Ariano Suassuna, ao escrever A Pena e a Lei, mostra-nos sua herança medieval, recebida através da cultura nordestina. Assim, técnicas de folhetos de cordel, folguedos populares e suas fontes temáticas, são as bases populares deste teatro. A medievalidade está presente nos modelos formais adotados, como teatro católico medieval ibérico (mistério, milagre, moralidade e auto sacramental) e dramaturgia profana (farsa e comédia italiana). Os temas usados pelo autor, vindos do Romanceiro Popular do Nordeste, provêm de textos europeus que chegaram à cultura nordestina através da ibérica. O estudo feito por Mikhail Bakhtin -A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento - faz uma análise da cultura popular do século XVI. Abrange justamente a época que interessa a este estudo e, por tal motivo, será utilizado como base teórica

ASSUNTO(S)

suassuna, ariano 1927- -- critica e interpretacao cultura popular nordestina comunicacao cultura medieval teatro medieval dramaturgia profana

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